Há muitos anos encontrei, numa taberna da Praça do Chile onde se comia pão com presunto e copos de verde, um homem que fazia 'isto tudo'. Porém a mais imponente operação que exibiu foi a seguinte: pediu-me que escrevesse um numero fraccionário longo; seguidamente pediu que o multiplicasse por outro numero fraccionário tão longo quanto eu quisesse; (Fiz isso, num papel) Pediu-me então o multiplicando e o resultado (Eu disse, em voz alta) O homem ficou absorto durante um segundo e meio e disse qual o multpilicador (com uns dez ou onze algarismos e uns quatro ou cinco decimais) que que tinha usado. Era semi analfabeto, ie. não tinha atingido a 4ªclasse de então. Não sei se tinha bebido muito...
1 comentário:
Há muitos anos encontrei, numa taberna da Praça do Chile onde se comia pão com presunto e copos de verde, um homem que fazia 'isto tudo'. Porém a mais imponente operação que exibiu foi a seguinte:
pediu-me que escrevesse um numero fraccionário longo;
seguidamente pediu que o multiplicasse por outro numero fraccionário tão longo quanto eu quisesse;
(Fiz isso, num papel)
Pediu-me então o multiplicando e o resultado
(Eu disse, em voz alta)
O homem ficou absorto durante um segundo e meio e disse qual o multpilicador (com uns dez ou onze algarismos e uns quatro ou cinco decimais) que que tinha usado.
Era semi analfabeto, ie. não tinha atingido a 4ªclasse de então.
Não sei se tinha bebido muito...
Enviar um comentário