26 outubro 2010

Facebook



Já tinha aberto uma conta há muito tempo, mas só lá ia uma vez por mês para saber novidades dxs amigxs. Fui recebendo pedidos de "amizade", a uns fui dizendo que sim a outros que nao, e continuava desinteressada desse espaço que tinha tanta gente entusiasmada e que parecia queria fazer concorrência à pasta medicinal couto. Recentemente, um amigo escreveu no meu mural cheio de teias de aranha, tu também és daquelas que tem facebook e nao o alimenta, e uma outra amiga com quem já nao falava há muito tempo aproveitou e mandou beijinhos e eu, que até andava sem vontade de fazer nada e o mahjong já me aborrecia, resolvi que, durante um mês,  me dedicaria a alimentar o bicho e a tentar perceber o que é que o bicho tem. Fui adicionando amigxs, no sentido muito lato da palavra, e comecei a facebookear.  Dou-vos um panorama da minha rede social neste momento:

Tenho amigxs que publicam quase todos os dias videos de música, opinioes politicas, culturais, económicas e/ou sociais e comentam divertidxs as publicaçoes dos seus 5, 20 ou 50 mais intimos. Hás vezes divirto-me com os seus comentários, outras fazem-me pensar ou discordar.


Outrxs amigxs, só poem coisas politicas ou filosóficas ou prestam serviço de agenda cultural.
Todos os dias tenho uma causa à qual posso aderir, curtir, participar. Recebo as noticias do Público e as do Inimigo Público e gosto sempre mais das do ultimo. 


Recebo links de amigxs artistas que me fazem descubrir manifestaçoes de arte, algumas muito bonitas. Aparecem também as fotografias das famílias, as crianças, as viagens, os relatos do dia a dia, o estado de espírito dos dias de cada um/a. Fico contente quando estao bem e às vezes animo-xs nos dias piores. Há ainda xs amigxs do quais só recebo convites para ter uma árvore ou uma galinha ou um qualquer produto campestre. Há unxs em especial de quem recebo todos os dias os resultados dos seus jogos de solitário. É curioso, jogar solitario rodeada de varios dezenas de amigxs. 

O facebook é um mundo e ainda estou a meio do prazo que me propus para  facebookear; vou ensaiando os limites e as possibilidades deste novo mundo em que se lêem coraçoes sem que se vejam caras, ouvindo de vez em quando lá ao fundo, se correr o bicho pega se ficar o bicho morde, parirarirari, parirarirarô. 
pôn pôn.

4 comentários:

jpt disse...

gostava de saber qual d'"as múltiplas personalidades" escreveu isto. Não para lhe cravar "amizade", não senhor(a), não para lhe cravar ditos no mural fb, não senhor(a). Era mesmo para, às vezes, de quando em vez, lhe enviar um email.
Cumprimentos

8 e coisa 9 e tal disse...

mande mails sempre que quiser jpt, temos o oitoecoisa@gmail.com à disposiçao e com 8 e coisa nove e tal possibilidades de que eu o leia. Ou senao, falamos pelo facebook, pelo menos durante os próximos 15 dias vou andar por lá.

Farinha Amparo disse...

"novidades dxs amigxs"? Mas que raio anda a acontecer a estes posts? Mudou a gerência disto ou quê?

Anda tudo doido?

8 e coisa 9 e tal disse...

porque é que acha que andamos doidxs, farinha?