12 março 2008

Publicidade

com sentido social...





3 comentários:

Filipe M. Reis disse...

Qual o sentido desta publicidade?

Será "social"?

Como não é possível perceber em que contexto e para que público a mensagem foi concebida eu pergunto:

Porque aparecem apenas meninos e meninas negros(as) nas imagens?

Porquê a utilizaçaõ da ideia de fronteira para publicitar a educação?

Usar a noção de fronteira para falar de educação não será um paradoxo?

Não será a educação, do ponto de vista sócio-antropológico um processo que institucionaliza e legimita as fronteiras entre seres humanos ? (tipo educados e não educados, espertos e chico-espertos)

Serão os autores desta campanha chico-espertos?

Ou serão educados?

someothertime disse...

desafio (tipo escolher 12 palavras): escolher a cor da pele que gostarias de ter nos países da América Latina.

8 e coisa 9 e tal disse...

someothertime, qual é o propósito do desafio?

filipe.m.reis, clikando na imagem vai dar ao site da organização, onde encontrará um email, talvez eles possam responder melhor que eu às suas perguntas. E só eles saberão se se consideram educados/as ou chicos/as espertos/as.

eu entendi a mensagem de uma forma diferente da sua. O termo fronteiras não o li sozinho, mas com o sem atrás, ou seja, sem fronteiras, e interpretei-o no sentido de que deviamos abolir as fronteiras que fazem com que ainda haja tantas pessoas sem acesso à educação no nosso mundo.

Infelizmente a côr da pele, a localização geográfica e até mesmo o género continuam a ser factores discrimadores no acesso à educação, talvez por isso tenham escolhido meninos negros e latinos.

O que é a educação do ponto de vista socioantropológico não sei, disso saberá você melhor que eu. Para mim é um direito que ao contrário de legitimar fronteiras, apaga-as, promove uma maior igualdade entre os seres humanos e potencia o seu desenvolvimento. Isto de uma forma geral, agora faltaria discutir de que tipo de educação estamos a falar, mas isso fica para outro post.