13 setembro 2010

consolos


Ando a passar uma fase difícil na vida, uma separaçao custa sempre e mais quando sao muitos anos e há crianças pelo meio. A minha familia preocupa-se comigo e pergunta-me entao como é que tu estás, vá lá conta lá que eu quero saber de ti, mas quando eu mal começo a dizer como me sinto e do dificil que anda a minha vida neste momento, ataviam rapidamente:
(pai)- pois, quem boa cama faz nela se deita,
(irma), - bem, mas é preciso nao esquecer que foste tu que quiseste esta situaçao, mas olha é assim a vida,
E passam rapidamente a um dos monotemas da familia. O meu irmao também imagino que se possa preocupar comigo, mas ainda nao tenho grandes aptidoes na arte da comunicaçao através de silêncios, de pequenos gestos velados (às vezes tao velados que nem ele dá conta deles), espaçados sinais de conforto perdidos numa verborreia de palavras sobre tudo e coisa nenhuma.
A minha mae nao fala, de momento nao pode, nao a deixam os tubos que tem ligados ao corpo que supostamente a ajudam a recuperar de mais uma intervençao cirurgica a um tumor que insiste em conviver com o seu corpo. Se pudesse falar, certamente combinaria os silencios, os gestos velados com as frases displicentes e amargas ou me  surpreenderia como sempre acontece com uma das suas tiradas brilhantes, sagaces e intuitivas, daquelas que sempre nos poem em sentido porque bastantes vezes acertam.
Nao consigo falar de mim com a minha familia, e gostava que nao fosse esta a estranha forma de comunicaçao e de cuidado que temos, mas ainda assim, em todas estas coisas que nao se dizem ou nao se entendem  que dizemos e nao dizemos uns aos outros, a minha familia conforta-me o coraçao. 
Às vezes basta-me sabê-los ali.

5 comentários:

foi dançar a bossa nova disse...

É também por isso que a nossa família é, justamente, família.
E nós também estamos por aqui.

sem-se-ver disse...

um abraço

gerou-se a confusão natural disse...

E quando quiseres, já sabes, eu também sou da família. Podes sempre pegar no telefone e cá estou eu, pronta para te ouvir e para falar.

na prise és bestial disse...

sem palavras, eu também. Um abraço com tudo o que quiseres lá dentro.

8 e coisa 9 e tal disse...

obrigada minhas queridas, apesar do post já ter sido escrito há algum tempo atrás recebo iguamente os abraços que sabem sempre bem.

A familia é uma coisa muito especial de facto, e a familia dos amigos um enorme conforto