29 setembro 2009

Uma "labelizadora" profissional

O Sr. Antunes devolve o relógio de corrente ao bolso respectivo e caminha rua fora apressado até ser bruscamente parado pela sombra anafada da D. Rute, carregada de sacos do mini-preço, que despeja prontamente aos seus pés, retirando-lhe qualquer hipótese de se safar da conversa sem risco de atropelamento.
- Ó Sr. Antunes. Bonzólhos o vejam, que andava há uma carrada de tempo a tentar apanhá-lo, mas o senhor anda sempre com pressa, com pressa, até parece que vai a fugir de nós.
Paragem para um risinho acompanhado de olhar inquisitivo, ao qual o Sr. Antunes nem se preocupa em dar troco.
- E pronto, - Continua ela. - Mas agora apanhei-o. Queria saber da sua filha, a Mariazinha, porque me disseram ali no mercado que ela se tinha formado em arquitectura e que tinha sido uma festa muito grande lá para casa, e eu disse logo, até porque também tenho um sobrinho, até muito bem parecido, que é arquitecto, e até ganha muito bem, com vivenda e tudo ali para os lados de Sesimbra, olhe, uma casa muito grande, com piscina e churrascos e tudo, tudo, uma maravilha, só lhe digo, onde é que eu ía? ...Ah sim, pois então, eu disse logo à D. Liliana ali do mercado, que não me espantava nada porque a sua filha sempre teve cara de arquitecta, sabe? Elas até olharam assim para mim muito espantadas mas a verdade é que é assim, eu olho para a cara das pessoas e zumba, percebo logo o que elas vêem a ser. Deus me perdoe dizer isto sem humildade mas a verdade é que é cá um dom que eu tenho.
- Advogada.
- E pronto, olhe, de maneiras que é assim...o que é que disse?
- Advogada. A Mariazinha formou-se em Advocacia.
- Ah sim, muito me conta, pois tá claro que essa até foi logo a minha segunda hipótese quando a D. Liliana me perguntou. Eu disse logo, arquitecta ou advogada, sem sombra de dúvida.

1 comentário:

aqui que ninguém nos ouve disse...

a mariazinha cá para mim fingiu que andava na universidade enquanto andava na rebaldaria com este e aquele, eu bem a via de mão dada com moços diferentes todas as semanas até beijos na boca dava que nojo, cá para mim abarbatou-se a uma festança com tudo do bom e do melhor e agora pega ao serviço a vender uns sabonetes castanhos, mas a mariazinha é espertalhona e há-de sempre chegar a casa bem vestida e a queixar-se que o escritório de advogados dá muito trabalho, coitados dos pais a acreditarem que ela é dótora. A mariazinha é fresca é.