10 maio 2011

batalha naval

Goste-se ou não do Paulo Portas, a história dos submarinos já cansa... Portugal tem uma zona económica exclusiva de 1,727,408 km²  - e que deve crescer ainda mais. É a 3.ª maior ZEE da Europa e a 11.ª do Mundo (e sim, tem uma função económica e, sim, precisa de ser patrulhada pela Armada).

Portugal tem a área total de 92 389 km2, em terra firme. O que significa - se as minhas contas não estiverem erradas - qualquer coisa como 5,3% da área da ZEE. Exagero à parte, alguém imagina que em Portugal continental e nas Regiões Autónomas pudessem existir só dois carros patrulha da PSP? 

Confesso que, para tanto mar, até acho pouco - muito pouco - dois submarinos.  Acho que o erro do Paulo Portas foi ter reduzido para dois. Devia ter deixado vir os quatro submarinos, encomendados pelo Governo Guterres, para substituir os que estavam em funcionamento há 40 anos....

2 comentários:

sete e pico disse...

eu também mandaria ver os quatro submarinos. e de passo aproveitava para que pudessem ajudar a estudar o fundo do mar e a conhecer e proteger melhor a nossa biodiversidade.

foi dançar a bossa nova disse...

exactamente!