24 agosto 2008

Arrumações de Verão

Agosto é um bom mês para arrumações.Limpam-se umas teias de aranha ao mesmo tempo que se ganham outras na confrontação com objectos que, de tão bem guardadinhos que estavam, não faziam a mais pequena beliscadela por não acordarem fantasmas adormecidos.
Do meio do pó, saquei o que posso classificar como um verdadeiro tesourinho deprimente: o meu caderno de avaliações da primeira classe, datado de 1974/75. Como não sou uma criatura perfeitamente normal, em vez de chorar ri, chorei mesmo a rir. Sempre o fiz de mim mesma com a maior facilidade e quem me conhece comprova-o. Acho-o não só revelador de traços de personalidade que alguma psicóloga de serviço (eu não, safa!) pode tentar aferir, mas também o desmistificar do que era o ensino glorioso do antigamente. É que nos dias que correm, eu seria linchada se propusesse aos meus alunos provas destas. Os nossos alunos de hoje sabem, sem dúvida, infinitamente mais do que nós sabíamos naquela época.
Observem...

Sem comentários: