03 dezembro 2008

Recicle o óleo alimentar

São produzidos todos os anos em Portugal, 120 milhões de litros de óleos alimentares usados, quantidade suficiente para fabricar 170 milhões de litros de biodiesel. Este valor corresponde ao gasóleo produzido com 60 milhões de litros de petróleo, ou seja, o equivalente a cerca de 0,5% do total das importações anuais portuguesas deste combustível fóssil.

Se reciclarmos o óleo que utilizamos na cozinha, em vez de o mandarmos para o sistema de esgotos estamos a evitar a contaminação das águas residuais, que acontece quando o resíduo é despejado na rede pública de esgotos, e a deposição do óleo em aterro. Os óleos alimentares usados poderão assim ser transformados em biodiesel, fornecendo uma alternativa ecológica aos combustíveis fósseis, e contribuindo desta forma para reduzir as emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE). Ao contrário do que por vezes acontece com o biodiesel de produção agrícola, esta forma de produção não implica a desflorestação nem a afectação de terrenos, nem concorre com o mercado da alimentação.

Através deste projecto de reciclagem da AMI, basta juntar o óleo alimentar que usa na sua cozinha numa garrafa de plástico e entregar quando estiver cheia num dos restaurantes aderentes.

Os restaurantes estão identificados e a lista completa está disponível em http://www.ami.org.pt/, assim como mais informações sobre esta e outras campanhas ambientais, como a reciclagem de radiografias ou de consumíveis informáticos.

1 comentário:

ecila disse...

Muito boa dica, obrigada :-) Vou reenviar a toda a gente!