22 fevereiro 2010

Pergunta

Enquanto cidadã de um estado de direito, será que faz sentido manifestar-me contra algo que não afecta os meus direitos (nem as minhas liberdades ou garantias), mas sim os de outros cidadãos do mesmo estado de direito?
Não.
Ah, e verdade, falta-me o 'democrático'. Estado de Direito Democrático.
Espera...continua sem fazer sentido.

9 comentários:

-pirata-vermelho- disse...

Procure a resposta na discussão da condição da cidadania e na descrição-definição do Estado
(omitindo os sublinhados retóricos 'de direito' e 'democrático').

Anónimo disse...

Faz todo o sentido.
Os seus argumentos podem ser usados para defender que não faz sentido nenhum manifestar-se contra a escravatura a menos que se seja escravo. E o individualismo radical que lhes subjaz dar-lhe-á pouca margem para se opor à defesa da legalização da poligamia ou do incesto se essa hipótese se colocar. Dir-me-á que tanto lhe faz e que isso é com os polígamos e com os incestuosos. Responder-lhe-ia que o preconceito de não ter preconceitos é um entre tantos.

8 e coisa 9 e tal disse...

Pela mesma ordem de ideias, não faz sentido manifestar-me contra o direito de igualdade no trabalho dos emigrantes, ou contra o direito à propriedade privada por parte de pessoas de raça diferente da minha, o que é um disparate.
Fará isto sentido?

foi dançar a bossa nova disse...

Não faz sentido mas a ordem de ideias é tua, querida Oito. ;-)

8 e coisa 9 e tal disse...

Pois é, Bossa Nova, por estes lados há muita cisa a não fazer sentido.

foi dançar a bossa nova disse...

Então, vamos inverter: quando achas que faz sentido manifestares-te?
Se partires do princípio que só te podes manifestar - ie. manifestar publicamente uma opinião, seja individualmente seja através de formas organizadas como assinar uma petição, participar numa manifestação, enfim - na estrita medida de uma compressão directa, imediata e ilegítima de um direito, liberdade ou garantia, sempre pessoal e intransmissivel, em que tipo de sociedade viverias e como te poderias manifestar?

Anónimo disse...

Hace todo el sentido si a usted le hace sentido. Es decir, si usted siente los derechos conculcados de las otras personas como si fuera una violación a los suyos, como si esa vulneración la sintiera en su propia piel. Pero eso depende del tipo de cuerpo en el que habite, puede habitar en un cuerpo restringido o puede habitar en un cuerpo más amplio, justamente como hace con este blog.

sete e pico disse...

querida oito, ou me falta aqui qualquer coisa de contexto, ou entao o que nao me faz muito sentido é a tua pergunta

esquerdino disse...

Isto vem um pouco atrasado, mas não faz mal, mal faz é quando é o período a vir atrasado.

Adiante... Estado de Direito é aquele onde se pode exercer esse direito de se manifestar sem ter que dar satisfações do porquê da manifestação.
De outro modo, estaríamos num Estado de Moral...e isso não é bom, pois não?

suslymai que é outra maneira de dizer susly e mai nada...