01 setembro 2008

Escolhe o teu peixe, não mordas o anzol

www.greenpeace.pt


A Greenpeace Portugal apresentou recentemente um estudo sobre o peixe vendido nos supermercados portugueses e conclui que nenhum dos 5 grupos de supermercados estudados vende peixe obtido de forma sustentável. De todos os supermercados, o que obteve melhor qualificação foi o Lidl.

Se clikarem na imagem podem ler mais sobre esta campanha e também pressionar os supermercados para que deixem de vender as espécies de peixe que estão na lista vermelha da Greenpeace e para desenvolverem uma política de compra sustentável.

6 comentários:

Anónimo disse...

eu pecador me confesso: devoro jaquinzinhos fritos com arroz de grelos e retiro prazer disso.
Talvez como redenção possa dizer que não como tubarão nem linguado.
Bem vistas as coisas para o comedor não vegetariano não há grandes redenções possiveis: ou como os peixes em extinção ou os de aqua-cultura que se alimentam de outros que extintos ficarão, ou me viro para as vacas que sofrem ou para os porcos que vivem em suiniculturas, que poluem as ribeiras dos milagres, que desaguam no mar, que matam os peixes, que me contaminam o estômago.
Que devo fazer para não pecar? Se o efeito de estufa está aí, se as águas vão subir, se vamos morrer de calor ou morrer congelados porque o calor pode dessalinizar a água, que quebra a corrente do golfo, que pode dar início a nova idade do gelo. Ou então o buraco de ozono que aí vem para nos torrar com UVs. Que fazer? Compro roupa para o deserto tórrido ou uma capa alentejana para a idade do gelo?
Posso comer um jaquinzinho se me sentir deprimido com tudo isto?

Artur disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
zamot disse...

Não sabia que o LIDL vendia peixe.
A não ser o salmão fumado...

Anónimo disse...

É necessário ter cuidado com estes estudos (pela forma como são feitos e pela apresentação dos resultados). A Greenpeace não deveria ser promotora de uma cadeia em detrimento de outras, pois das que aparecem é a ùnica que não vende peixe "fresco". Esquecem-se que alguns destes peixes são vendidos em conserva (lata) e aí o Lidl é imbatível.

8 e coisa 9 e tal disse...

Talvez o pla tenha razão, a comparação deveria ser feita para as mesmas condições. De todas formas, acho que não se trata de promover uma cadeia ou outra de supermercados mas de alertar para a necessidade de que todas cumpram com determinadas regras e de que nós pdemos pressionar os supermercados para que as cumpram.

Quanto ao comer ou não jaquinzinhos com arroz de grelos, que lhe faça bom proveito manyfaces, eu também os adoro. Só espero é que se cumpram as leis para que os nossos filhos mais tarde também os possam comer. Não se trata de ficar paranóico com tudo o que pode vir a acontecer, mas também não se trata de fechar aos olhos ao que se passa e ao que podemos, ainda que modestamente, fazer. Digo eu, que às vezes também não sei bem o que fazer.

dorean paxorales disse...

Vocês qualquer dia estão a postar vídeos da PETA...