03 setembro 2008

esta semana, no Oito e Coisa


Minhas queridas múltiplas, comecei uma dieta, ou melhor, ainda não comecei a sério, ainda não fui ao/à nutricionista mas estou já a ter cuidado com a alimentação, tenho que emagrecer vários quilos (bota vários nisso!).

Por isso, e como este blog ainda não tem uma única receita, quero pedir-lhes postinhas com receitas boas e saudáveis, para ver se consigo não andar deprimida com a segunda dieta da minha vida (a primeira foi há 20 anos com o herbalife e correu malissimo, até desmaei e tudo, mas isso acho que foi da mistura com os shots de vodka).

Se os leitores e leitoras também quiserem enviar receitas podem fazê-lo para o email que nós publicaremos ou claro, para a caixa de comentários mais perto de si.

Um abraço desta que se despesa...



PS: tags: esta semana, no oito e coisa, sff

5 comentários:

Anónimo disse...

Em exclusivo e só por causa do Senhor António Mafra, deixo a minha receita de Batido de Dieta (que não está no meu blogue de receitas, Manjares do Arcebispo, mas está no meu livrito onde fui roubar ex exclusivo para aqui:

Batido de dieta
Para
1 ou + pessoas

TEMPO DE PREPARAÇÃO
15 minutos

Grau de dificuldade: 1

Ingredientes
1 Banana
1 iogurte
Leite Magro
Fruta
Flocos de Aveia integral

Este batido é o que agora se chama “substituto de refeição” mas em natural. Se o objectivo é de facto perder peso, pode-se viver uma semana só com estes batidos, variando os sabores dos ingredientes ou, numa versão mais suave, consumir o batido durante o dia e fazer um jantarinho leve porque ao fim do dia já apetece trincar algo sólido.

Antes de começar, tem uma daquelas máquinas de fazer batidos, “misturadora”? Sim, óptimo. Vamos então ao nosso batido de emagrecimento, começando por inserir no recipiente misturador um pouco de leite, uma chávena de chá de flocos de aveia integral (daqueles das lojas de produtos naturais mas que já se encontram em qualquer supermercado), uma banana partida em pedaços, um iogurte (podem ser dois) à escolha do freguês (convém apenas que seja de fruta ou idealmente daqueles de frutas e cereais), podemos ainda acrescentar mais fruta (com melão fica bem bom). Por fim, enchemos com leite (quanto mais leite levar, mais liquido ficará, sendo que com pouco leite corremos o risco de ficar com uma papa sólida em vez de um batido bebível).

Agora é só ligar (partindo do principio de que se lembrou de colocar a tampa) e deixar trucidar tudo aquilo durante 2-3 minutos. Deve verificar-se a consistência e se for o caso, acrescentar mais leite e voltar a ligar. Por fim, passar para um recipiente adequado para colocar no frigorífico. Uma sugestão: pode dividir em “doses” usando garrafas de água de 33cl. que poderá depois levar para o trabalhinho, poupa-se o dinheiro do almoço, é muito mais saudável e faz perder peso, quer melhor?)

Anónimo disse...

Minha querida,
A melhor forma de perder peso nao e embarcar em dietas milagrosas de batidos ou sopas, mas seguir apenas 3 regras:
1. Nunca ficar mais do que 2 a 3 horas sem comer.
2. Limitar os hidratos de carbono (pao, massas, arroz, batatas) e as gorduras, usando azeite em vez de margarina e manteiga magra em vez de manteiga.
Abusar dos legumes cozidos ou em sopa, mas preferencialmente crus.
3. Fazer exercicio. Que pode ser tao simples como um passeio apos o jantar. 30 mins por dia e o minimo e nao custa nada.

8 e coisa 9 e tal disse...

arcebispo, obrigada pela receita, não soa saboroso, mas gostei da possibilidade de levar a garrafinha para a repartição, passo muitas horas aí e é bom ter outras coisas diferentes para comer, alternativas ao paõ e à fruta.

colunavertebral, pois isso é aquilo que eu ando a tentar fazer, mas agora preciso de alguma coisa mais radical, ainda que não milagrosa para poder baixar de peso consideravelmente, já depois para manter o peso ganhado (ou o perdido) esses truques são fundamentais.

Mas o que queria mesmo são receitas boas, saborosas, saudáveis e práticas, se não for pedir muito...

Silvia M. disse...

Ola,

Eu uso este site que tem imensas receitas faceis e deliciosas:

www.cookinglight.com

De uma olhada, vale a pena.
Boa sorte!

mm disse...

Mas então o grande objectivo de uma pessoa que quer fazer dieta drástica é arranjar "receitas receitas boas, saborosas"?! Não augura nada de bom...
Para emagrecer o imprescindivel é fazer exercício. Depois de correr 20 minutos a pensar "mas porque é que estou a correr se não vou para lado nenhum?", tomamos banho e depois do banho só apetece comida saudável.
O exercício dá ainda mais vontade de sermos saudáveis.
Boa sorte!