04 dezembro 2008

Carta de guia de casados

Encontrei-a no Sorumbático, mais precisamente aqui. É antiga, mais exactamente de 1651, da autoria de D. Francisco Manuel de Melo.


A propósito dos amores que por aqui vão passando e da personalidade e visão do mundo das minhas queridas múltiplas, não resisto a deixar aqui a dita carta de guia.


Algumas coisas divertiram-me por si, outras pela reacções que adivinho, outras ainda pela sua imutabilidade, como estas:

"Hũa das cousas que mais assegurar podem a futura felicidade dos casados, he a proporção do casamento. A desigualdade no sangue, nas idades, na fazenda, causa contradição; a contradição, discordia. E eis aqui os trabalhos por donde vem. Perdese a paz, e a vida he inferno."

(...)

"Dizia hum nosso grande cortesão, havia tres castas de casamentos no mundo: casamento de Deos, casamento do Diabo, casamento da Morte. De Deos, o do mancebo com a moça. Do Diabo, o da velha cõ o mancebo. Da Morte, o da moça com o velho."

4 comentários:

Anónimo disse...

E conseguiste ler tudo? Bravo!!

"Cousas tão meudas não he bem que pejem o pensamento de hum homem; e para os da mulher saõ muito [CG60r] convenientes. Pergũto: Não se rìra V. M. se víra hir hum elefante carregado cõ hum graõ de trigo na tromba? Si por certo; e logo louvára a Deos se o visse levar no bico a hũa formiga. Diz bẽ por isso o rifaõ: Do homem a praça, da mulher a casa. Os maridos que em tudo querem mandar, saõ dignos de reprensaõ, igualmẽte aos que não querem mandar em nada"

Anónimo disse...

"Dissera eu, que á mulher se entregasse hũa tal porção de dinheiro, que pouco xcedesse o gasto quotidiano. Não por exercitar com ella algũa avareza; porem porque tenho por sem duvida não convem às mulheres demasiado cabedal. Costumaõ gastar sem ordem [CG61v] aquellas que sem ordem recebem."

Carlos Medina Ribeiro disse...

Muito gratos pelareferência ao SORUMBÁTICO!

NegroDeMente disse...

O casamento é hype e algo overrated.