12 fevereiro 2007

Estou contente!

Este referendo fez-me sentir um novo alento de esperança para este país, afinal não quisemos manter a hipocrisia que caía sobre o aborto clandestino. Ganhou a democracia e ganharam as mulheres que a partir de agora poderão decidir sobre a sua maternidade sem o estigma da clandestinidade e da ilegalidade em cima.

Os resultados de ontem devem-se a toda a sociedade civil, blogosfera incluida, que se conseguiu mobilizar por esta causa, de um lado ou do outro da decisão. Mas deveram-se também a todas as mulheres e homens que desde há muitas décadas não deixaram de acreditar e de lutar pelo momento que ontem se fez realidade. E não pude deixar de recordar Àlvaro Cunhal, cuja tese de mestrado em 1940, realizada na prisão onde estava detido por ser prisioneiro político, foi precisamente sobre o flagelo do aborto clandestino em Portugal, em particular nas classes trabalhadoras de baixos recursos. A todos/as esses "cotas", um grande Obrigada.

Agora, um novo trabalho se avizinha, o de contribuir para uma boa legislação da nova lei, diminuindo o número de abortos, promovendo mais eficazmente os direitos sexuais e reproductivos de homens e mulheres, combatendo os problemas sociais que dificultam a escolha de uma maternidade/paternidade desejada.

Sem comentários: