12 agosto 2007

Leões, crocodilos, búfalos e as suas crias

Ver documentários sobre os animais selvagens é sempre educativo; o que vem em baixo é de tal forma insólito no panorama a que estou habituada que não posso deixar de o mostrar.
Uma manada de búfalos passeia-se ao longo de um lago, sem perceber que estão a caminhar na direcção de um grupo de leoas que os espera. A poucos metros de distância o líder do grupo sente o cheiro dos predadores, pára e começam todos a fugir, perseguidos pelos felinos - que atacam uma das crias, conseguindo arrastá-la até à beira do lago enquanto os outros búfalos fogem como podem.
O grupo de 5 leoas domina o búfalo, abocanhando-o pelo pescoço e arrastando-o para a água; mas o cheiro de sangue atrai um crocodilo que tenta roubá-lo. Todos os leões se juntam para arrastar o almoço que ainda esperneia para fora da boca do crocodilo, que sendo apenas um não tem força para ganhar esta luta.
Enquanto os leões tentam sangrar o búfalo até à morte, a manada reorganiza-se e decide voltar atrás para reaver a cria caçada, aparecendo em bloco e encurralando os leões. Num ataque de fúria bem pensado e orquestrado, coisa que nunca antes tinha visto, os búfalos conseguem livrar a sua criatura das garras dos atacantes.
Os leões ganharam aos crocodilos, mas os búfalos ganharam a todos. A prova de que a união faz a força. Ou de como ser búfalo não significa que se deixe comer pelos leões. Pelo menos não hoje; amanhã, bem, logo se vê.