08 outubro 2008

Tal como uma das múltiplas sugeriu, enviei o mail aos diferentes grupos parlamentares. Até ao momento recebi duas respostas. Uma do CDS-PP:
Agradecemos o e-mail que nos enviou.

Cumpre-nos informar que o CDS/PP respeita as opções de vida de cada um, no entanto, declinamos uma alteração ao regime do casamento e à sua natureza jurídica. Apresento a V, Exa. os melhores cumprimentos.
Otra do PCP:

O PCP é favorável à alteração da lei com vista a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Fazemo-lo visando a eliminação de uma injustiça que continua a existir na nossa legislação, em contraste com a proibição da discriminação em função da orientação sexual, que a Constituição estabelece no seu artigo 13º, em redacção proposta também pelo PCP. Esta posição do PCP terá contudo consequências distintas em relação aos dois projectos agendados – do BE e do PEV. Votaremos a favor do projecto do PEV. Quanto ao projecto do BE, estando o PCP de acordo com o objectivo de permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, temos reservas em relação a duas questões concretas. Por um lado em relação à alteração do conceito de casamento proposta, e por outro lado a que, sem que isso signifique uma tomada de posição sobre a questão concreta, em relação à oportunidade da introdução neste momento da questão da adopção. No momento em que se agravam medidas anti-sociais e de limitação de direitos, sendo que a descriminação em função da orientação sexual corre a par e redobra os efeitos desta ofensiva, não temos dúvidas de que a introdução da possibilidade do casamento entre pessoas do mesmo sexo, não esgota as situações discriminatórias. O PCP continuará por isso a lutar contra as injustiças e a defender uma ruptura com a política de direita em curso. Com os melhores cumprimentos,
Os momentos parlamentares talvez sejam diferentes dos momentos da vida de tantas e tantas pessoas nossas vizinhas, irmãs, desconhecidas que ainda são tratadas de forma diferente pela sociedade que se gaba de promover a igualdade e a justiça. Mas ainda que o sejam, uma vez que esta questão vai a debate, o melhor é que aprovem de uma vez por todas o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

1 comentário:

d. inês sequiosa disse...

eu também recebi essas duas respostas. Todos os outros ignoraram olimpicamente os mails.