16 março 2010

O Ovo e a Galinha

A matemática foi criada pelo Homem para poder estabelecer Leis, racionais e consistentes que expliquem a Natureza e que prevejam a existência de fenómenos, entidades e efeitos, que, um dia, irão ser demonstrados experimentalmente, assim o Homem construa tecnologia que lho permita.

Será então legítimo perguntar se o Universo como o conhecemos existe como tal, criado com os seus mistérios e curiosidades mesmo à espera de ser descoberto, ou se, pelo contrário, se vai formando e tornando progressivamente mais complexo à medida que o conhecimento humano evolui para um nível superior? 

7 comentários:

Alvaro_C disse...

Resposta a essa pergunta:
A new way to explain explanation

http://www.ted.com/talks/lang/eng/david_deutsch_a_new_way_to_explain_explanation.html

dizia ela baixinho disse...

este tipo é um sucessor do feynman, manyfaces?

-pirata-vermelho- disse...

É um perspectiva quântica, não é? o universo -uma abstracção tornada formato- ir-se constituindo à medida que é observado.
Aceitando a premissa acho que ocorrem ambos - haverá uma constituição existencial, a conhecer, que se vai complexificando na medida em que o saber a vai definindo.

8 e coisa 9 e tal disse...

Manyfaces, nãp conhecia o David Deutsch, obrigada pelo link. DIzia ela baixinho, gostava muito do Feynman, especialmente da sua capacidade para explicar conceitos avançados de uma forma simples.
Pirata, estou a ver que gosta de gatos, mas sim, partilho da sua opiniao.
E, se é o observador que cria - ou força - a realidade, então voltamos a uma posta antiga: onde haverá lugar para um Criador Único?

Alvaro_C disse...

O Deutsch é um génio do caraças... Um dos Pais do computador quântico e do Multiverso (aka Universos paralelos). Não tão bom escritor ou orador como o Feynman mas ainda assim capaz de falar de uma forma acessivel para não-especialistas em Física Quântica. Autor de um dos livros da minha vida, que recomendo: The Fabric of Reality

http://www.qubit.org/people/david/index.php?path=The%20Fabric%20of%20Reality

Tem 2 apresentações no TED global. Para alem da que indiquei em cima há também esta que vale bem a pena:
http://www.ted.com/talks/lang/eng/david_deutsch_on_our_place_in_the_cosmos.html

-pirata-vermelho- disse...

Ai!... oit'e-coisa... cheira-me a aliciamento insidioso

sete e pico disse...

eu sou uma alma simples, tenho de confessar. acho que há um universo fora de nós en constatne transformaçao e que à medida que o nosso conhecimento ou a nossa capacidade para conhecer vai aumentando aumenta o conhecimento que temos do universo que já lá está, antes de nós e depois de nós com uma complexidade que se nos escapa.

sou totalmente incapaz de acreditar e de aceitar a existencia de um criador único, e o que também me custa muito a aceitar é que se continue a utilizar o termo Homem para definir seres humanos.