29 agosto 2007

Bares da minha aldeia

Na aldeia onde estou a passar férias há uns quantos bares que competem a parca população veraneante entre si, tendo de recorrer aos mais variados truques de marketing, em geral de uma sofisticação arrasadora.

Há um bar que se chama tolomeu. É giro, perspicaz, de uma sagacidade histórica a lembrar a nossa tradição atlantica. Imagino que o dono seja um senhor de meia idade, bonacheirão, que gosta de futebol e cerveja, e que diz de si mesmo que é um tipo divertido e se ri muito das suas próprias piadas. Se alguém não lhe acha graça acrescenta "estou na reinação".

Noutro bar recentemente remodelado, com paredes coloridas e tectos de betão tapados por palhinhas, a querer fazer pensar que estamos nas caraíbas e não na terra balnear mais gélida de Portugal, usam uma sinalética sui generis para indicar o género a que se destina cada uma das casas de banho. Parei na antecâmara entre as duas, olhei atentamente. A das meninas tem muita borboletas pintadas, nas paredes e no quadro com um S enorme; a dos meninos apresenta uma pila com os respectivos apêndices reprodutivos de proporção a indiciar uma fertilidade transbordante, encimados por um par de asas, que se multiplicam ao longo das paredes. É bonito e subtil, pirilaus alados a instigar as hormonas dos que se livram dos restos da cerveja. Só não entendo que tipo de pudor os impediu de alar um pipi, para a sinalética ser mais coerente.

3 comentários:

dizia ela baixinho disse...

pois eu tb não entendo o que vai na cabeça desse visionário das borboletas. talvez as mesmas razões que estão presentes nesta discussão sobre metáforas sobre masturbação no feminino e no masculino, onde 'tropecei' no outro dia. ora vejam:

http://10-feet-under.blogspot.com/2007/08/isolamento.html

[A] disse...

No bar Tolomeu:

"-Agora já sou eu de novo... problemas de indentidade...

claro que é para animares O MEU!!!
( os outros que apareçam! palpita-me que o lixo era para mim...bahhh!.. com intelectuais posso bem...: EU NÃO DISSE ISTO!)

Vá lá! pLEASEEEEE..."

8 e coisa 9 e tal disse...

masturbação feminina? não tenho problemas com a palavra, ainda menos com o acto, também não encontro necessidade de eufemismos.

Ana, obrigado pela ideia, mas já me custa ter tempo e material para escrever aqui... se me der uma de inspirações divinas aviso-te. Pode sempre dar-se caso de outra multipla se chegar à frente.