02 outubro 2008

A socióloga que há em mim

Depois de ter lido o mosh, o tudo à molhada, o nos últimos dias todos os dias e o 10 de Outubro (e, last but not least, um comentário-apelo perdido algures numa dessas panelas de pipocas, perdão, caixa de comentários), veio à tona a socióloga que há em mim.

Por isso, está disponível a partir de hoje e até final de Outubro, na barra lateral, antes do nosso perfil, uma sondagem que me parece importante para as discussões que andam aqui a ser esgrimidas. Resolvi começar pela primeira - a do casamento entre pessoas do mesmo sexo. As questões relativas à dissolução do casamento serão matéria de discussão mais à frente. Reservo-me o direito de ter achado o debate da primeira mais premente e de considerar, por outro lado, que se deviam separar as questões: a saber, casamento, família e género.

A pergunta que se coloca aos leitores do 8 e Coisa 9 e Tal é muito simples, assim como a resposta à mesma: concorda com o casamento entre pessoas do mesmo sexo?. Esta pergunta só admite 3 respostas possíveis, o que a torna heuristicamente válida, por não admitir mais (do que as) respostas possíveis.

Refira-se que se transformou a habitual questão residual 'não sabe/não responde' em 'não tenho opinião formada sobre o assunto'.

Agora é que é: todos à molhada a responder! Queremos saber a vossa opinião sobre esta matéria. Os dados falarão por si, claro. Mas prometemos novo balanço no final da sondagem.

C'est à vous!

6 comentários:

choco disse...

é impressao minha..ou andas com uma fezada ás pipocas fazchavor!!!vai la vai...e nao é socióloga...é sexóloga!!
spotdoxoco

Unknown disse...

E quem fala assim nao e coxo, perdao, cego, perdao, surdo.

Vou ja votar.

Beijos
Coluna

perante o riso geral disse...

Posso sugerir que a pergunta seja alterada para "casamento civil" e não apenas "casamento"?

sem-se-ver disse...

posso sugerir que se mantenha a expressão 'casamento', dado que ele será sempre 'civil' e, obviamente, nunca pela Igreja?

perante o riso geral disse...

Obviamente? :)

Sugiro porque esta é formulação oficial, a que deixa menos dúvidas, a que será discutida. Enfim, sugiro porque levo muito a peito as palavras. Sou neurótica, pronto.

8 e coisa 9 e tal disse...

choco,

sexóloga? pipocas? não percebi. explica lá isso.


beijos amantissimos, coluna.

queridas perante o riso e sem-se-ver,

infelizmente já não posso mexer nas perguntas. mas tenho a dizer que manteria a questão tal como está formulada. acho que se subentende que o casamento de que aqui se fala é do casamento civil.

beijos a tod@s