03 agosto 2007

O tempo sem tempo

Ministro quer creches abertas até mais tarde. (..)Para reforçar a sua posição, Vieira da Silva apontou o exemplo de uma creche que visitou recentemente em Vila Nova de Cerveira: "Visitei uma creche que estava aberta das sete da manhã até as dez noite e estava cheia", disse para justificar a necessidade que os pais sentem em contar com um serviço mais alargado. A maioria das creches praticam horários até as 18 horas, sendo que algumas, funcionam até às 19 horas, mas cobram uma taxa suplementar.

Enquanto o ministro se alegra por uma creche estar aberta e cheia até às 10 da noite e quer alargar este medida a outras creches, a mim aterroriza-me esta notícia e a falta de sentido crítico sobre ela. Porque será que os pais têm de trabalhar tanto que não podem estar com os seus filhos e filhas? Às 10 da noite já uma criança deveria estar supostamente a dormir, mas em vez disso ainda está na creche, certamente acompanhada por uma auxiliar mal paga, com filhos que (com sorte) também lá estão à espera que a mãe saia.

Continuamos a fazer a contabilidade errada do nosso tempo e o saldo sai sempre negativo. Continuamos a inventar máquinas e sistemas informáticos que produzem dez, cem, mil vezes mais do que as pessoas e contudo estas, nós, continuamos escravos do tempo e de um sistema económico e político que não se compadece de quem o alimenta. Quanto tempo o nosso tempo tem?

3 comentários:

gerou-se a confusão natural disse...

Totalmente em desacordo com as intenções do ministro, mas não só pelas razões evocadas. No meu entender deve mesmo haver um sistema de cota horária para cada criança e a imposição de um tempo mínimo de férias. Que não haja ilusões: muitos pais, se puderem, fazem da creche um mero depósito de crianças.

cs disse...

um tonto o ministro.

não concordo nada com essa das cotas comandadas por um qq que legisla onde e com quem deve estar o meu filho. antes sim, que este país ponha as pessoas a produzir mais com bons gestores e se trabalhe menos. isso sim. com uma boa organização eu produzia o dobro. com a organização do meu serviço eu ao fim de uma hora, já me apetece fugir.

é um país com os gestores que merece. os chefes de serviço que merece. uns tontos como o ministro. não sabem o que fazem nem o que dizem, como o ministro.

País este..hein...uma tonteria completa e quem se lixa sempre???a criança que deve estar enfiada numa cresce até ás 10 da noite. que idiotice completa

Ruiva disse...

Que lógica mais destorcida... E que tal ver a coisa pelo sentido inverso? Facilitar a vida laboral aos pais e mães de forma a passarem mais tempo com os filhos, de forma a estes serem filhos dos próprios pais e mães e não de uma creche qualquer?
Talvez as pessoas com mais tempo para si e para os seus fossem mais felizes, saudáveis, e, consequentemente, mais produtivas!