17 junho 2008

mais um passo

foto daqui

Esta tarde recebi esta mensagem pelo chat do skype:

“Mi siete, te cuento que Óscar está en la Universidad Nacional mientras hay una protesta con piedras, bombas molotov y ejército, hasta un carro han atravesado en la entrada de la 26... ya te contaremos como van las cosas, por ahora salgo a hacer algunas diligencias”.

O meu amigo Óscar hoje andou para trás e para a frente na Universidade Nacional da Colômbia, que é um espaço gigantesco, para poder entregar todos os documentos necessários para a graduação do meu mestrado (a saga continua!). Agora à noite, conversámos pelo skype e contou-me que quando estava a sair do Edifício de Post-Grados apanhou a manifestação dos estudantes que continuam a protestar contra a reforma estudantil. Eu tive sorte, pois no dia em que ia defender a minha tese houve uma ameaça de que iam fechar a universidade, coisa que já aconteceu sucessivas vezes ao longo deste ano (e nos anos anteriores também, diga-se em abono da verdade, mudam os temas mantém-se os protestos), mas depois tudo voltou à normalidade e não houve batatas bombas a celebrar a minha defesa. Mas hoje, último dia para entregar os documentos, houve de tudo, e o estóico Óscar, que é um amigo para as curvas, teve de andar a fugir da polícia, dos estudantes ensandecidos que mandavam petardos, cocktails molotov, batatas bombas e tudo o que aparecesse à mão de semear ou de explodir, apanhou com o gás lacrimogéneo que a policia usa para dispersar manifestações, e que é horrível, fica-se a chorar durante meia hora com os olhos a arderem como se tivessem fogo. Isto para além da pressão psicológica (para ser eufemista) dos batalhões da polícia que aparecem vestidos de robocop e que à minima coisa desatam a dar cacetada (continuando a ser eufemistica) a toda a gente que lhes atravesse à frente. Digo-vos de experiência própria que não é nada agradável participar em manifestações em Bogotá e menos ainda ser apanhada de surpresa no meio de uma. E isto que em Bogotá ainda se podem, mal ou bem, fazer manifestações, nas outras cidades do país é muito mais difícil pois o medo é demasiado grande.
Mas petardo aqui, bomba acoli, o Óscar conseguiu entregar os mil e 500 documentos necessários para mais este trâmite burocrático! “Vamo-nos graduar”, disse-me ele feliz, pois vai ser ele quem vai assistir à cerimónia de graduação do mestrado em meu nome, “vai ser a primeira vez que me vou graduar e ainda para mais do mestrado que eu também vou fazer um dia”.

O optimismo em meio da adversidade é uma coisa linda, digam lá que não...

Mais informações e videos sobre a manifestação de hoje na UN Aqui

2 comentários:

gerou-se a confusão natural disse...

Já que ninguém to digo-to eu:é bonito, sim!

nove e tal disse...

e eu que ando para dizer há tantos dias o mesmo que disse a múltipla de cima:

é BONITO, é LINDO!

um abraço ao teu amigo e aquele para ti, querida sete.

(vais fazer falta hoje)