21 junho 2007

E agora todos comigo

Eu telefono-te à meia noite.
O pai fica à espera que chegues para almoçar e diz-te com que então caiu na asneira de fazer na quinta-feira vinte e seis anos! Que tola! Ainda se os desfizesse... Mas fazê-los não parece de quem tem muito miolo!
A avó vai-te ligar "fiiiiiiiiiiilha, é a avó. é para te dar os parabéns. Está tudo bem? Almoçaste com o pai? Beijinhos, adeus"
As tias, uma logo de manhã, outra à tarde. A da tarde não atendes, ouvirás a mensagem no voice mail.
Os avós, "querida, muitos parabéns. Está cá em casa o envelope com vitaminas para ti"
A tia melhor do mundo escrevia-te uma quadra.
O avô ligar-te-ia e diria "olá filha, fazes trinta e seis. Oh meu deus!" com ligeiro suspiro, seguido de silêncio dramático.
A mãe levantava-se e dava-te um beijo apertado.
e eu, que estou para aqui às voltas, decido deixar o resto do poema
Não sei quem foi que me disse
Que fez a mesma tolice
Aqui o ano passado...
Agora o que vem, aposto,
Como lhe tomou o gosto,
Que faz o mesmo? Coitado!
Não faça tal: porque os anos
Que nos trazem? Desenganos
Que fazem a gente velho:
Faça outra coisa: que em suma
Não fazer coisa nenhuma,
Também lhe não aconselho.
Mas anos, não caia nessa!
Olhe que a gente começa
Às vezes por brincadeira,
Mas depois se se habitua,
Já não tem vontade sua,
E fá-los queira ou não queira!

15 comentários:

o chofer a dançar com a criada disse...

aquelas raras, rarissímas pessoas com quem conseguimos falar e entender como se nem um dia se tivesse passado mesmo que anos tivessem sido... és tu amiga querida...beijos e parabéns.

D. Ester disse...

muitos parabéns minha linda. que contes muitos anos e muitas festas, com todas nós pois claro.

Anónimo disse...

Caí mais uma vez na asneira de fazer anos. Que grande disparate.
Muito obrigada, minhas queridas. Gostei muito do texto, só tenho pena que tantas daquelas coisas não possam nunca mais acontecer.

Anónimo disse...

Para-os-bens, velha carcaça!!

Anónimo disse...

se cada vez que aniversias, nos dás destes textos, pois então que vivas para cima de muitos.

parabéns pelos teus 00100100.

sete e pico disse...

mais um solsticio minha muito querida amiga com coisas que já não voltam e com outras que ainda nos vão surpreender pois a vida é sempre para a frente e diz quem sabe que é sempre para melhor. Um forte abraço (ai cuidado com as minhas maminhas..)

gerou-se a confusão natural disse...

PARABÉNS,AMIGA MÚLTIPLA, que contes muitos e bons verões. O texto, mais uma das tuas tiradas magníficas. Beijos

dizia ela baixinho disse...

linda amiga, muitos parabéns, muito anos de vida!

e, já sabes, a meu favor tenho o verde seceto dos teus olhos. e tu, a teu favor, o castanho dos meus.

p.s. sempre sincronizada com o Verão, esta rapariga...

Anónimo disse...

Solo para decirte que leerte tambien es un placer ( a parte del placer de llamarte, por supuesto y con la malicia más buena del mundo decirte, viejita mi querida!).

Que todo te vaya bien!

perante o riso geral disse...

Digo-o outra vez e quantas puder: Parabéns. Espero que te sintas bonita. As pessoas devem sentir-se bonitas nos seus dias.

JPN disse...

Avante Solstício, a festa irá cuidar de nós.:)

sete e pico disse...

(pschttt ó nerd, ó confusão mais que natural, vocês devem estar kun fun didos, aqui quem faz anos não se autoposta, por isso a autora da posta é outra das multiplas que também já nos bem habituou com os seus belos textos, puxem lá pela cabecinha e adivinhem, têm mais 8 tentativas)

sem-se-ver disse...

e parabéns!

Anónimo disse...

Obrigada obrigada, diz ela com os braços abertos e a cabeça para trás

8 e coisa 9 e tal disse...

Obrigado pelos parabéns pela prosa, faz-se o que se pode. Claro que não sou eu a menina dos anos...