17 junho 2007

Hic sunt leones

Ele olhava para ela e parecia que a via para além da pele, com as entranhas postas de fora. Ela sentia o seu olhar, embaraçada, adivinhava-lhe o odor e as iniciativas.

Falavam pouco um com o outro, mediam-se. Ele tinha qualquer coisa de cavador de batatas que lhe agradava. Uma espécie de crueza de pele, uma ideia de fusão de corpos instintiva e brutal.
Quando se encontravam sozinhos faziam conversa de conveniência, como se quisessem esconder o sentimento primário que os aproximava, como se quisessem mostrar que tinham mais do que os cinco sentidos. Mas a metalinguagem dos corpos ocupava o espaço dos silêncios.
Um dia só a pele falou. De repente estavam abraçados num beijo que dizia tudo, que fazia adivinhar a força do que se seguiria. Tocavam-se por cima da roupa e era como se estivessem, finalmente, a descobrir a geografia dos corpos.
Já nús desenharam a cartografia, explorando alturas e profundidades em todas as latitudes e longitudes. Ela ouvia-se de uma maneira que não conhecia, ele sentia-a como tinha desejado que fosse. Já não eram quem se mostravam ao mundo, foram carne e sangue um do outro.
No final ficaram abraçados a olharem-se, não sabiam o que dizer. Ela pensava que era melhor desaparecer, sabia que para dentro da costa havia leões. E tinha medo que a comessem. Viva.

9 comentários:

Leão da Lezíria disse...

Os Leões, esses animais tão carinhosos, não comem ninguém...

na prise és bestial disse...

Leões, cíclopes, dragões e outros monstros estavam mesmo ao lado de rios onde flutuavam iguarias ou árvores de onde pendiam frutos de ouro. Os mapas antigos tinham muitos enganos. E às vezes ainda acreditsmos no que eles dizem.

Sophia disse...

Eu gostei foi do "cavador de batatas".
Sim senhor.

8 e coisa 9 e tal disse...

um leão com pele de cordeiro, a espécie mais perigosa de todas...

na prise, pois é. a única maneira de saber é ser corajoso e entrar pelo desconhecido, para poder desenhar o mapa completo.

sophia, foi essa expressão que me deu o mote para o resto :) ou, como uma múltipla gosta muito, o que alavancou esta posta.

Anónimo disse...

Esta prosa... deu-me cá umas ânsias matinais de... desenhar cartografias...

Eu tenho um quintal em Alvalade e já lá plantei favas. Mesmo.
Será que se notará em mim qualquer coisa de plantador de favas? Duvido, porque na verdade eu mandei plantar as favas... e essas pequenas diferenças devem notar-se quando toca a encontros do género animalesco, em que as feromonas trocam sinais a 8Mbit... Bastam 10 segundos e ela topa logo que aqui o gajo mandou plantar a porra das favas... o grande fajuto...
Claro que ainda que eu enganasse a parceira ficaria sempre a perder para um cavador de batatas. Mas vendo bem isso é mesmo o suprasumo, qualquer comparação fica a perder...
Se eu lá tivesse plantado umas belas batatas no quintal, isso é que tinha sido... Ali no duro, em pleno quintal no meio do quarteirão, cuspindo nas mãos a cada golpe de enxada, limpando o suor da testa a cada intervalo, umas tardes inteiras a plantar batatas, a trabalhar para os calos nas mãos...
Isso dá-me ideias de futuro... Que se lixem as favas, vou ter de me chegar à frente, arriscar mais... No próximo Sábado vou sondar o meu dealer da praça de Alvalade para saber como e quando semear umas batatas, ou então compro o Borda D'Água...
Pelas favas não me fico...
Depois, claro, é só arranjar cabedal para não fazer má figura. Essa parte é fácil: 3 meses de malhação no Holmes place, personal trainer para me indicar o programa mais indicado:
"Rui, estás bom, daqui é o manyfaces, desta vez vou mesmo malhar 3 meses. Na segunda feira quero aí uma marcação para começarmos, ok?... sério, desta vez é mesmo a sério. Não sorrias Rui, olha que eu mudo-me para o Solinca pá!, não estamos aqui a brincar! ...
Para quê?... tenho umas batatas a plantar e pouco tempo a perder... assunto sério..."

8 e coisa 9 e tal disse...

caro manyfaces, o cavador de batatas não é tanto em relação à massa muscular mas sim a um certo género - que não ganha de todo no holmes place. Ainda hoje lá estive (queriam-me oferecer não sei quantas coisas se me inscrevesse já) mas não vi lá nenhum que correspondesse a esse perfil, são todos meninos.

cavar favas pode ser um bom começo; se bem que não goste de favas, sempre treina para as batatas. Tb tenho um quintalinho desses mas ainda está todo por tratar. Dê-me o contacto do seu jardineiro, pode ser que dê jeito. Ainda para mais mesmo aqui ao lado.

(ah, é verdade, vontades matinais às 15h?)

Anónimo disse...

Pois, mas sem músculos não há género cavador que se aguente....
Cavar favas não! Se é para cavar então vamos mesmo para as batatas, não faço por menos....
O meu jardineiro tem uma coxartrose que nem pode andar, coitado, mas o facto é que cava bem mais do que eu... para vergonha minha que tenho as coxas todas de saude.
As vontades matinais foram mesmo matinais, a prosa é que as reavivou...

Anónimo disse...

manyfaces, li em qualquer lugar que em certas alturas do mês elas anseiam por um charleses bronsones e noutras alturas (do mesmo mês) suspiram por hughes granteses.

por isso não te esforces muito para o cavador, ou já agora, para o decorador de interiores.

tens é de estar síncrono.

as tuas chances disso acontecer são tipo 1 em 50 milhões. por isso começa já.

----disclaimer
claro que aquilo que eu li vale tanto como isto que estou a escrever, ou seja, esta prosa vale exactamente 1/2 casca de caracol da foto que anda por aqui perto.

8 e coisa 9 e tal disse...

mais vale 1/2 casca de caracol na mão do que 1 inteiro a voar. Sempre dá para o sabor ao molho de alho.

Le donne sono mobili, é esse o nosso encanto. Charles Bronson ou Hugh Grant, desde que cavem batatas venham eles. A parte da pele é fácil, a grande questão são mesmo os leões.