20 maio 2009

beijos via-andorinha

foto B. Berenika
(no regresso a casa a pé e ao ouvir um som muito familiar lembrei-me disto)

Quando era pequena, muito pequena, e tinha outras três irmãs pequenas muito pequenas também (vá, 1, 3 5 e 6 anos para aí) a minha mãe começou a passar quase metade do ano fora do país durante um bons anos, longe da nossa vista, portanto. A minha irmã mais velha ocupava-se de nós o melhor que podia. E para que o coração não ficasse demasiado longe da mãe, dada a lonjura da vista, tínhamos o seguinte ritual nos meses de verão:

Pespegávamo-nos as 5 à janela no final do dia e antes de ir para a cama:

- Estão a ouvir as andorinhas (como não? elas faziam ninhos por baixo do nosso telhado)?
- SIIIIIIIIIIIIIIIIIM (em coro)!
- Então vamos mandar muitos beijinhos que as andorinhas vão levar à nossa mamã.

E era assim que todas as noites beijávamos a nossa mãe-à-distância.

Hoje, a minha mãe muito mais perto do que outrora, recebeu certamente os beijos que lhe enviei via-andorinha.

1 comentário:

na prise és bestial disse...

Também quero andorinhas dessas. Tenho saudades dos beijos da minha mãe.