06 setembro 2006

Opsss

cartoon daqui
Apesar de o direito internacional humanitário proibir às forças de guerra atacar a população civil, isto acontece frequentemente e é chamado em linguagem militar como “danos colaterais”.
Uma das muitas vezes em que mo fizeram recordar foi outro dia, quando estava a ver o noticiário num dos 4 canais a que temos acesso sem pagar nada extra. Contavam, num tom "neutral", quase como quem comenta a situação do aumento do repolho em Idanha a Nova, o ataque a um prédio na Palestina, mostrando as imagens toda uma parafernália militar e de construção civil israelita preparar-se para destruir um prédio inteiro (onde vivia essencialmente população civil) para capturar um líder palestiano vivo, ou de preferência já morto.
Confirmo o canal. Não é o Hollywood, não, afinal nem tenho TV Cabo.
Será que eu acredito que estes actos de guerra, de barbárie descontrolada, alguma vez estarão no banco dos réus do Tribunal Penal Internacional?

1 comentário:

8 e coisa 9 e tal disse...

Acredito. Mas a única razão que consigo encontrar racionalmente é que acreditar num mundo melhor é um acto de fé, em que nem sei bem, nem se chama deus nem humanidade, nem universo. Mas a loucura da guerra tem de termo algum dia.