09 outubro 2006

com os melhores cumprimentos

Festival T 99 no estádio Nacional num verão qualquer que já passou. Os Black Crowes, banda Norte-americana, rock revivalista dos anos 70 entra em palco abrindo a noite para os Aerosmith que são os cabeça de cartaz. Toda a gente pagou para ver os Aerosmith e poucos conhecem a banda de suporte. O vocalista de Black Crowes é Chris Robinson e para além da sua voz rouca, muito soul sabe também dançar, sabe dançar e soltar o corpo como poucos, livremente e de forma sexy, é magro e esguio tem o cabelo pelos ombros. Estou louca em êxtase para ver a banda de que sou fã mas aquilo a que assisto faz-me corar de vergonha. É a comédia nacional, é a polaroid medíocre que eu quero deitar fora ou esconder no fundo da arca das recordações. O concerto dos Black Crowes acaba a meio porque o grande senhor Chris Robinson que também sabe dançar não consegue cantar. À sua frente estão milhares de pessoas homens e mulheres que o atacam ferozmente com garrafas de plástico cheias de terra que apanham do chão e o chamam de paneleiro, rabiló, panasca e outros sinónimos. Os Black Crowes nunca mais consideraram Portugal na lista das suas tounées.

O Feira Nova é um Hipermercado dirigido a um target específico, com produtos muito baratos e as pessoas que fazem parte do target do Feira Nova são pessoas de muito poucos recursos financeiros, de escassa formação literária e cultural, Existe ali um contexto de enquadramento quando se resolve colocar um cartaz de promoção desse tipo. Não é um ataque. É um aproveitamento duma situação social existente, real. Não permitir tal coisa não extingue a situação mas tapa somente o sol com a peneira.
Em conversa ouvida na rua corei com o discurso duma senhora que dizia para amiga, já viu? agora a minha nora resolveu trabalhar de sol a sol e agora nem tempo tem pra fazer nada em casa e anda o meu filho todo amarrotado, e ainda lhe responde torto, agora era o meu filho é que ia passar a ferro as camisas! Olhe é assim a vida, no fim tanto fazia aquela como outra que as mulheres hoje em dia não prestam pra nada...

Mas porque raio haveria eu de ir fazer queixa à comissão para os direitos das mulheres quando estes homens que nos cercam foram educados desta forma por mulheres? E já agora pergunto eu, não querendo deixar passar o preconceito que por vezes nos corre naturalmente nas veias, como sei eu que a direcção da campanha de Marketing do Feira Nova que lançou essa promoção não está a cargo duma mulher? Porque hei-de partir do princípio de que foi um homem a delinear aquela estratégia publicitária?

Excepções à parte, as primeiras pessoa a tratarem os homens como seres frouxos são as mães com medo de serem maltratadas na rua pelas vizinhas.
Sim porque os homens não têm só o direito de participarem nas tarefas domésticas sem serem apedrejados, também têm o direito de saber dançar e de usar o cabelo pela cintura. Um amigo de longa data contou-me tinha que suportar passar na rua pela sua mãe e vê-la atravessar a estrada para o outro lado com vergonha de falar a um filho de cabelo comprido e por isso afeminado. Nunca foi o pai dele a ter este tipo de reacção.

Mais uma vez digo, tratemos de mandar as comissões às urtigas e de fazermos o nosso esforço individual para que as próximas gerações sejam educadas de outras formas.

6 comentários:

Anónimo disse...

Não sei se será a responsável, mas concerteza terá bastante responsabilidade no Feira Nova.
Ao realizar uma determinada campanha com a dita cadeia o meu interlocutor foi sempre uma mulher...e no Pingo-Doce (do mesmo grupo) também o é. A grande maioria dos gestores comerciais deste grupo são mulheres também. Desde luego....

8 e coisa 9 e tal disse...

ora vejam lá..e não é que acertei mesmo na mouche..obrigada por nos ter elucidado anonymous..

Anónimo disse...

o anonymous sempre me saiu cá um pirata nas suas abordagens...

dizia ela baixinho disse...

eu parto a minha guitarra neste palco.

(CRAAAAAAAAAAAAAAAAAASH!)

Anónimo disse...

Pois pelo teu discurso vê se que não passaste do parque de estacionamento.

Anónimo disse...

ok. mas agora que tenho cabelo curto porque será que as pessoas ainda sse afastam de mim? será do meu mau hálito ?