12 setembro 2007

Mamas: toda a verdade

- Estás com um olho negro! O teu marido bateu-te?
- Não, estive a saltar à corda sem soutien

Maude, série americana dos anos 80

Há coisas que os homens nunca poderão entender. Bom, algumas mulheres também não, mas isso é outra história. A questão é que alguns tipos de desporto são desagradáveis quando se tem um peito avantajado, o peso, volume e a força da gravidade não ajudam aos pulos, corridas e saltos.

Joanna Scurr, uma investigadora da Universidade de Portsmouth, dedicou-se a estudar o tema de um ponto de vista científico. Mediu a amplitude do balançar das mamas durante a prática desportiva; não sabemos o tamanho das copas nem a modalidade em causa, mas não podemos de deixar de ficar abismadas com as suas conclusões: "as mamas modernas podem balançar uns assustadores 21 centímetros aquando a prática de desporto. Ou seja, mais do que as antigas, que não ultrapassavam uns moderados 16 centímetros, segundo pesquisas anteriores."

Será que a mulher moderna tem mamas maiores que a antiga? Ou será uma questão de aumento de flexibilidade? Ou o efeito de estufa influenciou os clássicos 9.8 m/s2?

Também me intrigam as partes práticas do estudo: como terão feito as medições? Imagino um senhor de bata branca e régua na mão a correr ou a saltar ao lado do objecto em estudo, presumivelmente em topless.

Questões perturbantes, sem dúvida.

Gostava de ter posto o vídeo do final do Meaning of life, com um homem a ser perseguido por uma horda de mulheres em topless e capacetes, mas não o encontro. Se alguém fizer o obséquio de arranjar o link ficava a coisa mais compreensível.

5 comentários:

[A] disse...

tenho de vir cá ler isto com atenção...pode vir a ser-me útil.

Siona disse...

Mesmo com mamas pequenas, não me atrevo a passar dos 8km/h na passadeira rolante. Quando forem maiores, vou precisar de um bom tempo para me habituar. Para quem já esteve dos dois lados, elas podem ser, de facto, más para a tua mobilidade...

(desculpem o comentário semi-pornográfico!)

8 e coisa 9 e tal disse...

siona, eu deixei de correr há anos. Quando vejo a tal cena dos monty python penso sempre "coitadinhas..."

foi dançar a bossa nova disse...

E fazer afundanços no vólei??' Isso sim, era dor...

8 e coisa 9 e tal disse...

doeu só de ler...