28 novembro 2006

A alma d@s portugues@s

"A personalidade não é um ideal"- disse Keyserling. E sorriu quando o cavalheiro Fausto, seu guia e seu apoderado de ocasião, lhe perguntou o que pensava dos portugueses.
- A alma dos portugueses é uma das mais complicadas do mundo; enquanto que a dos espanhóis é uma das mais simples. (...)
Keyeserling atribuia ao português uma obstinação de atitudes que não se define senão em momentos-chave e que pode contradizer a rotina duma vida inteira. No geral, ele não participa muito no fenómeno social, concebe-o como um espectáculo, adia o compromisso, ironiza para subverter, mas não deseja modificações irreversíveis. Negoceia, pactua, envolve-se pelo sentimento nas condições das anfibologias. Mas, de repente, já não é o cidadão solícito nem o indivíduo servil. Comete um crime ou torna-se um herói; faz tábua rasa da sua formalidade, revela-se o herege, o mação ou o homem de utopias condicionado à sua oportunidade. Viveu demais pela inércia, recupera-se pela paixão. Keyeserling disse que esta gente complicada possui uma tenacidade comprimida. Acrescente-se que ela tem também a latente vocação da revolta, que corresponde à curiosidade das aspirações, quando não ao fito das ambições.
Agustina Bessa-Luís, Pessoas Felizes, 1975

4 comentários:

Anónimo disse...

como comentar a falta de comentários sobre este tema ?

8 e coisa 9 e tal disse...

e porque não comentar o tema em vez da falta de comentários?

Anónimo disse...

eu até teria alguma coisa para dizer se soubesse o que é "envolver-se pelo sentimento nas condições das anfibologias". Como não me entendo com o texto, abstive-me.

Anónimo disse...

8 e coisa 9 e tal... comentar o tema ? ohpamordedeus... isso nem seria próprio de um tuga mêmo tuga.

no baile da d. ester

Anfíbio
(amphíbio) n.m. e adj. Diz-se do animal e da planta que vivem tanto em terra como na água; (fig.) aquele que sustenta opiniões opostas ou segue duas opiniões diferentes.
Anfibiologia
(amphibiologia) n.f. Parte da zoologia que trata dos anfíbios.
Anfibiólogo
(amphibiólogo) n.m. Aquele que se dedica ao estudo da anfibiologia.
Anfibologia
(amphibologia) n.f. Ambiguidade de sentido; disposição sintáctica que permite mais dum sentido.
Anfibologista
(amphibologista) n.m. Aquele que fala ou escreve anfibologicamente.

Se não fosse este blog, nunca iria procurar este termo na net. um bem-haja à nossa agustina