05 novembro 2006

Gene engonhante



Sempre ouvi o meu pai dizer que em Portugal tinha caído a bomba engonhante, parece que nada anda para a frente, cada coisa que se move pesa toneladas. Sempre ouvi dizer que estamos em crise, Portugal está em crise, o Governo está em crise, os valores estão em crise. De tanto nos dizerem isso, já acreditamos mecanicamente, sem perguntas, sem soluções, quase sem esperança. Nascemos e desnascemos com o gene da crise eterna entranhado no ADN nacional. Precisamos de mais investigação cientifica que alie a manipulação genética à política, pelo menos até irmos descobrindo que a genética nacional só muda quando aumentarmos a nossa cidadania.

2 comentários:

apicultor disse...

E ainda por cima consumimos excessivas energias na destruição das coisas, dos projectos, do outro, em especial quando parece ter sucesso. Este é um mal genético que não sei como se combate.

8 e coisa 9 e tal disse...

concordo apicultor, também sinto que há uma tendencia nacional para o desmérito, para sempre achar que não está bem ou que poderia estar muito melhor, vivemos o sintoma da eterna falta. Como se combate não sei, a única estratégia que tenho é a de seguir o provérbio "vozes de burro não chegam ao céu" e fazer "ouvidos de mercador". Isso nos dias em que consigo evitar os estilhaços da bomba engonhante, claro!