13 novembro 2006

Lembranças

Vivi numa cidade onde me cruzava frequentemente com um rapaz que pedia dinheiro para comprar cães-guia para uma associação de cegos, sempre na mesma esquina movimentada. Ele era muito insistente, chato mesmo, e como nunca vi mais ninguém da mesma associação em lado nenhum comecei a pensar que era um agarrado com imaginação e veia para o dramatismo.
Um dia em que estava muito neura com a vida, ia para casa com os olhos cheios de lágrimas e a alma de tristeza, ele veio-me pedir a fatídica contribuição. Disse-lhe hoje não é um bom dia, deixa-me em paz. Ele parou, pôs-me as mãos nos ombros, olhou bem para mim e convidou-me para ir tomar café. Sorri, respondi que não me parecia boa ideia. "A mim também não, mas queria fazer-te sorrir e consegui". Deu-me um beijo na cara e foi-se embora.
Lembro-me muitas vezes dele. Hoje, por exemplo.

6 comentários:

dizia ela baixinho disse...

eu também dou um beijo e uma flor à múltipla :)

e um papagaio ao pirata (da cor q ele quiser)

Anónimo disse...

Um beijo por um queijo, um queijo por um beijo...

ManyFaces

8 e coisa 9 e tal disse...

ena, tantos beijos! não sei se tenho cara para isso tudo, mas agradeço a intenção.

O que me tocou no dito rapaz foi a capacidade de olhar e tocar em alguém (neste caso eu). A maioria das pessoas passa pelos outros sem sequer querer saber como eles estão. O "olá, estás bom?" é em geral uma pergunta retórica.

Houve um gajo que lançou a free hugs campaign, andava pela rua com um cartaz a dizer "abraços grátis" e as pessoas desconfiavam imediatamente de tão generosa oferta. As pessoas já não se tocam.

(a ver em http://www.youtube.com/watch?v=vr3x_RRJdd4)

Anónimo disse...

A hug per day keeps the Doctor away.
... says the Hug-dependent facing an apple

apicultor disse...

Um beijo ou um sorriso podem ser inesqueciveis...

Anónimo disse...

bonita história. um abraço para os dias de neura...