19 novembro 2006

O melhor dos anos 80

O plurai dos animales

Aliás, O plurão dos animãos, melhor, o plurãe dos animães, ou ainda, o pluril dos animões. Um pouco de gramática nunca fez mal nenhum a ninguém. Por isso, chamamos a atenção ao ouvinte inteligente, para o plural dos mamíferos.
Note que, se o plural de chacal é chacais, o plural de cavalos poderia ser cavais. Mas não é - é cavalos. Nesse caso, o plural de leão deveria ser leálos. Mas não é - é leões. Logo, o plural de cão, poderia ser cões. Mas, mais uma vez, não é - é cães. Então, o plural de leão poderia ser leães ou leais. Mas é leões, como já vimos. Nesse caso, o plural de chacal deveria ser chacões, ou chacães ou chacálos - mas é chacais. Vai daí, o plural de cão, deveria ser cais, ou cãos, ou mesmo calos.
E chegou a altura de entrarmos em linha de conta com a noção de conjunto, para tentar facilitar as coisas. Sabe-se que um conjunto de porcos é uma vara. Nesse caso, um conjunto de touros deveria ser uma tara. Mas não é - é uma manada. Então, um conjunto de camelos deveria ser uma camada, mas é uma cáfila. Então, um conjunto de lobos deveria uma lófila, mas é uma alcateia. Pelo que um conjunto de cães poderia ser uma caneia - mas é uma matilha. De onde se deduz que um conjunto de bestas deveria ser uma bestilha - mas é uma récua.
Como se vê, esta história do plural dos mamíferos tem muito que se lhe diga. No entanto, no que respeita ao homem - que, como se sabe, também é um mamífero - as coisas são muito mais fáceis. Assim, o plural de homem pode ser homens, gajos, tipos, fulanos, ou mesmo filhos da mãe. No mesmo sentido, um conjunto de homens pode ser um grupo, uma manada, uma cáfila, um bando, uma quadrilha, um pelotão, uma companhia, uma cambada,, uma maralha, uma multidão, uma manifestação, um monte, uma molhada, um ajuntamento, uma concentração ou ainda uma mole imensa.

*texto publicado na revista PÃO COM MANTEIGA, N5, Outubro de 1981

1 comentário:

dizia ela baixinho disse...

muito bom este texto!
não conhecia.
:)