08 novembro 2006

Quem tem medo do lobo mau?

Em 2005 fizeram um inquérito nos EUA para perceber quanto é que as pessoas acreditavam na teoria da evolução das espécies de Darwin.
31% dos católicos, 32% dos protestantes e uns enormes 70% dos cristãos evangélicos creem firmemente que o mundo tal como o vemos hoje foi criado por Deus pai nosso senhor em 6 dias, e que ao 7º descansou (coitado).
29% dos que gostam dos democratas e 60 % dos que votam republicanos também acreditam que a Biblia não engana, como o algodão. Estranhamente, apenas 44% dos democratas e 11% dos republicanos estão convictos das teorias da evolução, o que significa que há imensa gente que não sabe/não responde, não vá um raio cair-lhes em cima da cabeça.
Como é que havemos de ficar chocados com os professores que se recusam a ensinar o evolucionismo, por oposição ao creacionismo, se metade do país está de acordo com eles?
Se metade de um país, seja por convicções religiosas ou por conservacionismo político-social, não consegue conceber como correcta uma teoria que tem mais de 100 anos e provas científicas irrefutáveis a seu favor, o que podemos esperar deles como povo?
País mais avançado do mundo? My ass.

9 comentários:

Anónimo disse...

Qual era a dimensão da amostra? O inquérito foi feito de que forma e em que estados? Quem fez o estudo e quem o encomendou? Onde foi divulgado?
Que resultados se alcançariam caso o mesmo inquérito fosse aplicado em Portugal?

8 e coisa 9 e tal disse...

Li na scientific american, que citava um estudo do Pew Research Center Poll de 2005, cuja análise tb podem ler aqui com links para a dita instituição

http://people-press.org/commentary/display.php3?AnalysisID=118

Quem faz o estudo é o dito Pew center, entidade independente, e os inquéritos foram feitos pelo telefone a norte-americanos de todo o país com mais de 18 anos e telefone em casa,bem entendido.

Agora, que resultados se obteriam em Portugal também eu gostava de saber. Mas como não tenho bola de cristal nem trabalho num centro de sondagens, não posso responder.

Anónimo disse...

and it is really a nice ass ;)

8 e coisa 9 e tal disse...

um anónimo que conhece o meu rabo? ou que acha bonito o rabo dos EUA? dúvidas, dúvidas.

Agora lembrei-me que ter um centro de sondagens não era mau pensado. Diz que dá direito a jaguar e tudo. cara multipla do emprego, cá está um bom para nós!!

Anónimo disse...

Bem, este é um dos meus temas favoritos. O problema é que os creacionistas se têm revelado muito inventivos, e nos EUA a nova moda é aparecerem camuflados por uma nova teoria chamada "Intelligent Design". Para que se compreenda melhor, recomendo vivamente:

http://www.edge.org/3rd_culture/it06/it06_index.html

Anónimo disse...

só nos falta saber o que pensam aqueles que são ateus e que não são nem democratas nem republicanos.

Quanto a serem o país mais avançado do mundo dependerá dos critérios com que definamos "avançado".

8 e coisa 9 e tal disse...

Pois claro picopico, vá ler a dita sondagem. A mim interessou-me a tendencia religioso-politico-social da coisa.

Os critérios p definir avançado era precisamente o ponto onde eu queria chegar... Então estão os senhores teoricamente na vanguarda cientifica (sorry, mas de momento é aquela que me interessa, façam o resto os demais) e não conseguem sequer explicar esse peixe ao povo?!

Ando eu feita santo antónio aos peixinhos a dizer que o que falta em portugal para que a ciencia tenha direitos e estatutos como deve ser é a aproximação da sociedade civil à mesma, quando na realidade basta dar uns incentivos fiscais brutais aos milionários do petróleo.

Eles pulam e avançam, mas as pessoas comuns não sabem nem sonham.

E essa cena do inteligent design... está tudo parvo! Eu acho que os gajos são geneticamente modificados em relação aos europeus, indios, sul americanos e africanos que foram para lá, a quantidade de gente parva é monumental. E não é só uma questão estatistica, os chineses são tantos ou mais e não se saem com isto... Deve ser pela lei das compensações, por cada fora de série têm 100 anormais. Ora como nós temos menos fora de série tb temos menos anormais...

é que se as pessoas acham que Darwin estava errado, pq raio hão de perceber teorias de fisica (que não foram nem nunca serão provadas experimentalmente), ou a investigação em células estaminais ou como funciona a aspirina. Isto, claro, partindo do principio que acreditem que os cientistas estão a falar a sério...

Anónimo disse...

A distância entre a ciência e a sociedade civil é enorme. Há quem esteja a tentar fazer coisas interessantes nessa área:
http://richarddawkins.net/foundation,ourMission

Quanto aos apoiantes do Inteligent Design eu não os colocaria na categoria dos "anormais" mas antes na dos "perigosos". Desta vez os creacionistas fizeram o trabalho de casa e vestiram uma máscara de respeitabilidade, o que com bastante dinheiro à mistura lhes garantiu a introdução do tópico nos curriculos escolares de alguns estados (como alternativa às teorias evolucionistas)...
Infelizmente o Bush não é um perigo apenas pelo Iraque:
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2005/08/02/AR2005080201686.html

ManyFaces

sem-se-ver disse...

THEIR ASS!!!!!