03 dezembro 2006

Auxiliai-me

Na verificação de palavras para introduzir comentários aparece um símbolo de deficientes motores ao lado das letras a escrever no espaço em branco. Parti do princípio que seria para deficientes visuais, mas que por um qualquer motivo decidiram englobar as deficiências em geral sentando alguém numa cadeira de rodas.
No outro dia decidi carregar nesse símbolo, e saiu-me na rifa uma coisa alucinante. Em fundo tinha uma voz masculina a fazer sons repetidos, como se estivesse a recitar o alcorão, e em primeiro plano uma voz feminina com sotaque brasileiro a soletrar a uma velocidade para deficientes mentais as letras que por ali passavam. Quando chegava ao fim dizia "de novo" e lá ia tudo outra vez.
Para além de umas gargalhadas bem dadas, fiquei com algumas dúvidas: se os deficientes visuais não vêem bem as letras da verificação de palavras, como é que conseguem ler os blogs? Porque é que há uma voz como som de fundo? Porque é que soletram como se os amblíopes não soubessem onde estão as teclas? É que se leram o post e escreveram comentários, decerto conhecem o teclado.

4 comentários:

Anónimo disse...

"1 hora de biblioteca pode evitar 1 semana no laboratório"

Há programas de leitura e audição de páginas web. Se conhecer alguem invisual com computador experimente navegar na internet nesse computador.

Nunca se perguntou porque é que as letras não aparecem alinhadas como se de um texto se tratasse ? Agora transporte esse conceito para a audição.

O que é soletrado não são as letras do ecran mas uma outra sequência.

Os programas automáticos (scripts) conseguem imitar os humanos em sequências de cliques e teclas mas não conseguem distinguir muito bem imagens, isso os humanos fazem-no muito bem, por isso não existem letras de verificação mas sim um padrão a descodificar - o mesmo conceito "scramble" aplica-se à audição.

Anónimo disse...

esqueci-me disto...

cygwyx é uma palavra ? não

então para os invisuais soletra-se como nós soletramos a sequência acima. se bem que para os invisuais a sequência é de números

8 e coisa 9 e tal disse...

"Nunca se perguntou porque é que as letras não aparecem alinhadas como se de um texto se tratasse ?"

Achei que era mais interessante para quem não tem problemas visuais perceber o problema lançando perguntas e fazendo encontrar respostas (veia pedagógica, que quer).

É sempre dificil entender o que é ser-se deprivado de um dos sentidos. O meu bisavô era surdo, a minha avó é surda, o meu pai também e eu para lá caminho. Um destes dias passarei a viver no silêncio. Eu sei o que isso é. Talvez um dia fale sobre isso.

Não sei o que é não se ver. A minha surda avó agora tb está cega, eu fui buscar-lhe cassettes à biblioteca nacional, livros audio. Fiquei uma tarde a conversar com a responsável do departamento e aprendi imenso.

Achei que valia a pena reflectir sobre o assunto.

1h na biblioteca poupa 1 semana no lab? Claro que sim, mas não era disso que se tratava...

8 e coisa 9 e tal disse...

nerd, obrigado pelos esclarecimentos.

só n fica claro, pelo menos para mim, pq é que as letras passam a numeros. é um problema do software ou um modo para facilitar o processo ao utente?