09 dezembro 2006

Pesticidas no Lidér


O supermercado LIDL, também conhecido como Lídér por estas múltiplas que tanto o frequentam, obteve a pior classificação num teste de verificação do nível de pesticidas em frutas e vegetais, realizado pela GreenPeace em 2005.
Várias ONGs europeias, entre as quais a Quercus de Portugal, escreveram uma carta e protestaram contra esta situação e na Alemanha já são visíveis algumas mudanças: este supermercado passou a utilizar produtos de agricultura biológica e de comércio justo. Em Portugal, pelo menos até agora, ainda não são conhecidas alterações, mas estou convencida que se cada uma das pessoas que costumam fazer compras neste supermercado deixarem uma pequena carta manifestando a sua(nossa) preocupação por esta situação, ou subscreverem a carta enviada pelas ONGs europeias, aumentam as probabilidades para que este supermercado tenha uma politica de controlo de pesticidas mais eficaz e menos nociva para o ambiente e para o corpinho destas suas clientas tão assíduas.

3 comentários:

D. Ester disse...

e não existe um controlo de qualidade alimentar que regule essas coisas?

Devo ser ingénua, mas pensava que existisse inspecção de saúde que controlasse a qualidade da comida que andam para aí a vender...

8 e coisa 9 e tal disse...

eu também acredito que haja, mas que nem sempre funcione, por isso é tão importante o trabalho que faz a sociedade civil organizada para controlar o Estado que por sua vez controla os poderes económicos.

E como bem lembras-te, "e uma cartinha à inspecção geral de saúde igs@igs.min-saude.pt ?
Alguma autoridade tem que se manifestar..."

Aqui fica a dica para quem quiser pedir informações a esta entidade.

8 e coisa 9 e tal disse...

lembraste, sorry