20 dezembro 2006

Truques de acentuação

Outro dia aprendi com umas amigas que aprenderam com a D. Virgulina, sua professora primária, um truque infalível para saber sempre onde são acentuadas as palavras, e que consiste simplesmente em dizê-las como se estivéssemos a gritá-las para alguém que está longe.

Ridiiicula, acento no i
Infaliiiivel, acento no i
Oooordem , é grave
Anguuuustia-
Angustiiiiiiia – já sei onde vai o acento.

9 comentários:

dizia ela baixinho disse...

angústia é das palavras que é acentuada em todas as sílabas, letra a letra.

dizia ela baixinho disse...

angustia, verbo e não substantivo, certo?

(eh lá, q a foto ficou mm nice!)

D. Ester disse...

grandes amigas, essas que ensinam truques tão fixes. E lixadas as palavras, acentuadas mesmo até nas consoantes.

(ora deixa cá ver como fica a foto nos comentários...)

Ana disse...

Já agora mais um truque precioso: para saber quando é que a palavra tem hífen ou não é só colocá-la na negativa. Caso o "se" venha antes do verbo é porque leva. Ex: Passou-se/Não se passou; Fizesse/Não fizesse. Simples e eficaz.

D. Ester disse...

o blog esteve a beber ou fui eu?! uma pessoa sai de casa alegre e contente, volta e esta porra em vez de preta está cinzenta e as letras em vez de brancas estão violetas... além do mais estou sempre prestes a ser direccionada para uma página que pode ter itens não seguros e perguntam-me a cada click se quero continuar. Pois claro que quero continuar, olha que porra.

"Deseja ver os itens não seguros?", voltam a perguntar com desconfiança. Que sim, homem, que sim.

dizia ela baixinho disse...

já não se pode levar o blogue ao cabeleireiro e à manicure... ó múltipla, isso é da nova versão do blogger, irra que mau feitio...

voltemos ao layout espartano, prontuxxx

sete e pico disse...

elááá, cada vez que cá venho isto está diferente, agora voltámos ao preto mas desta vez com letras cor de laranja. Eu até estava a gostar do cinzento e cor de rosa mas assim também está bem. Podia-se também experimentar cinzento e cor de laranja...

Anónimo disse...

Múltipla,

Boas festas para ti. Tem sido um prazer postar por aqui. Não se fazem jantares de Natal virtuais e é uma pena porque teria concerteza mais prazer em jantar com uma das múltiplas do que com estes estafermos de colegas que vou agora gramar na festinha anual.

2007 vai ser bom, muito bom.

o chofer a dançar com a criada disse...

um bom ano para todos!!