24 março 2007

Filha de fim de semana

Ir ao Jardim Zoológico ver os animais todos ("ó pai, o papa formigas come mesmo formigas?"), dar amendoins aos macacos e elefantes (a tromba assustadora mesmo à frente da minha cara, eu a querer comer o amendoim em vez de o dar àquele animal distante com um prolongamento nojento), uma hora de brincadeira nas mini casinhas em que havia de tudo mas em ponto pequeno.
Ir ao Caledoscópio ver o Bernardo e Bianca, ver as peças infantis do Teatro Aberto todas as semanas e zangar-me com os actores por alterarem o texto ("não é assim pai, não foi isto que disseram na semana passada").
Ir ao circo ver os trapezistas, a rapariga do monociclo, o medo dos palhaços (ainda hoje me assustam as pessoas a quem não consigo ver a cara). O meu pai gostava de jogar flippers numa tasca em frente ao coliseu, lembro-me de ser pequena e os meus olhos estarem ao nível dos bolsos de trás das calças. Queria ver a bola cinzenta a bater nos triângulos que apitavam e davam cor, mas o meu pai não conseguia jogar comigo ao colo.
Aprender músicas de cor com as cassettes no carro, Vinicius, Chico Buarque ("ó pai, ele é mesmo da Holanda?"), Max (o maior madeirense de Portugal), os olhos castanhos do Francisco José dedicados a mim, a minha irmã a chorar porque olhos verdes são ciúme e nada valem para ele.
Os meus olhos agora vêem ombros, já não me leva ao cinema e ao circo só voltei para levar o meu sobrinho. A música, essa, continuamos a cantá-la.

4 comentários:

Anónimo disse...

(esta multiplicidade tem 'saberes' com qu'a gente não sonhava. às vezes...)

dizia ela baixinho disse...

bom post.
vivam os pais deste mundo.

8 e coisa 9 e tal disse...

saber de experiência feito, pirata, nada de grande monta. Somos o que fomos, segundo grandes investigadores da psique. Quando se diz "se queres saber como vai ser a tua mulher, olha para a sua mãe" não tem só a ver com os traços (físicos e de personalidade) que se ganham com a idade; já agora olhe-se também para o paizinho, se se quiser uma resposta completa. Mas isto sou eu a divagar depois de um dia cansativo e ainda com trabalho para fazer.

Anónimo disse...

o meu faz-me cá uma falta...
todos estes dias da semana: 2ª, 3ª 4ª, 5ª, 6ª, sábado, domingo (como diria a canção).

mas não é uma canção. é mesmo falta. e ausência. e saudade.