14 março 2007

A minha Parede*


Vista da Marginal, com antigo Sanatório da Parede, ao fundo.

Por volta de 1940, chega mais um núcleo familiar à Parede. Mudaram de morada e de cidade por causa da doença de um dos filhos. Naquela época, dizia a medicina que o iodo e os ares marítimos eram favoráveis à boa recuperação das doenças pulmonares. Mais tarde, revelou-se o contrário: aqueles 'ares' eram tudo menos benignos. Hoje, o antigo sanatório transformou-se num hospital ortopédico.

Assim chegou a família do meu pai à Parede.

Esta é a minha Parede, daqui, de mim.

*este post é para o -pirata vermelho.

8 comentários:

foi dançar a bossa nova disse...

Bela fotografia. (Ooops, desculpem estar a meter-me na troca de simpatias.)

8 e coisa 9 e tal disse...

de nada, pirata! (ou deverei dizer, manuel?)

menina q dança a bossa nova, não se intromete nada. o post é p o pirata e para 'quem o quiser apanhar'.

(hoje pus-me a pensar q se não fosse a doença do meu tio, não teria o meu pai conhecido a minha mãe. assim, deve-se a minha existência a esse meu tio? mistérios...)

D. Ester disse...

ó oito, na senda dos "ses" desta vida há um que me atormenta há anos: se a minha avó tivesse rodas seria de facto uma bicicleta?

8 e coisa 9 e tal disse...

só se tivesse uma campainha: sem ela nada feito (e já agora convinha uns bons travões).

D. Ester disse...

Os travões encarregou-se o meu avô de lhos pôr; quanto à campainha creio que o seu grito esganiçado "está a sopa na meeeeeeeeesa" do fundo das escadas da sala de jantar qualifica como tal. Fico então com o mistério resolvido. Se por um acaso do destino tac tivesse rodas, seria biciclete.

8 e coisa 9 e tal disse...

tu, minha querida múltipla, uma bicicleta?

naaaaaaaaaa! tu serias um daqueles cavalos de corrida nos quais se aposta muito dinheirinho!

D. Ester disse...

Essa faz-me lembrar o António Ribeiro e a sua banda UHF (melhor que este nome só mesmo banda gástrica) e o urro depois de se arrastar pelo "agora, agora, agora, agora, tu és um cavalo de corrida"

Auryn disse...

«Aqueles 'ares' eram tudo menos benignos»! Eis um assunto que daria pano pa mangas!No que me toca, bem me desculpo com o iodo...
;-)