01 maio 2008

março 2001 (parte 3)

O Estado foi durante muitos anos um dos principais autores de atentados aos direitos humanos. Outro dia perguntava ao meu motorista, Adolfo, numa das muitas longas viagens que fazemos só os dois e onde vou eu a conduzir e ele ao meu lado a conversar, se notava mudanças positivas na Colômbia nos últimos anos. Ele respondeu que sim, sem dúvida, antes o exército era tão ou mais bárbaro que a guerrilha ou os paramilitares, matava, torturava, fazia desaparecer pessoas. Agora, desde que se começou a internacionalizar o conflito na Colômbia, que veio a ONU e outras organizações como a Amnistia Internacional e a Human Rights Watch, o governo de Colômbia começou a ter interesse na ajuda exterior, tanto europeia como dos Estados Unidos. O exército começou a receber formação em direitos humanos, a ter que responder a acusações, a ver pessoal seu ser demitido e, como parte de um governo democrático que quer ser credível para a comunidade internacional, foi obrigado a mudar a sua imagem institucional. Por isso deixa o trabalho sujo para os paramilitares. De todos modos, segundo Adolfo, o chamado povo ou população civil, conforme os contextos, continua a não confiar no Exército mas sempre é menos um a quem ter medo.

Também é verdade que o exército está a fazer um esforço grande para mudar a má imagem que tinha. Fazem campanhas de convivência com a população. Em Barrancabermeja, contam várias mulheres desplazadas que aí vivem, organizaram um circo em que todos os domingos convidam a pequenada a ir vê-los a fazer de palhaços, malabaristas, actores de variedades, cantores de vallenatos e de rancheras. E por detrás do chapitô, vão conversando amigavelmente com as crianças, mostrando as suas armas, perguntando se as conhecem, se já viram alguma parecida a algum familiar, e discretamente “onde fica mesmo a casa do teu tio?”. Na linguagem militar o nome técnico é “estratégias de aproximação aos cidadãos”.

Mas no meio de tudo, há momentos de alívio e de alegria. Foram libertados cerca de 300 soldados e policias, que estavam há mais de três anos sequestrados pela guerrilha em troca de guerrilheiros em condições graves de saúde. Como podem imaginar foram momentos de pura felicidade para as famílias e para toda a gente. Também 3 das 7 pessoas vítimas de um sequestro colectivo, modalidade bastante apreciada pelos grupos ilegais, conseguiram escapar porque o carro dos seus raptores se avariou e estes resolveram deixá-los seguir, para não correram o risco de ser descobertos.

E por aqui me fico, que isto anda como as cerejas, uma leva à outra. Pelo menos já quebrei o silêncio dos últimos meses em que a falta de tempo e o excesso de amor, que nunca é demais, não me permitiram ir anotando estes petits faits divers da vida em Colômbia. Eu sempre digo em todas as cartas que a Colômbia tem muito mais que violência e corrupção, é um país absolutamente fascinante de se conhecer e de ir conhecendo, com gente muito interessante e comprometida socialmente, mas sempre me saem mais as aberrações que as coisas positivas. Deve ser por andar muy humana.
Um abraço

2 comentários:

maxwell disse...

Mi nombre es maxwell y estoy aquí para testificar sobre las tarjetas de cajero en blanco, estaba buscando a través de Internet en otros para encontrar un prestamista de préstamo, y me encontré con un acticle en un blog hablando de tarjetas de cajero automático en blanco, nunca creí en esas cosas todo Mi vida, pero debido a mi situación actual de tener que encontrar un medio de pagar todas mis facturas en ese momento, decidí darle una oportunidad. Pero no vas a creer lo que pasó después, me puse en contacto con los hackers a través de la dirección de correo electrónico que proporcionaron en el blog y me dieron una respuesta inmediatamente, me dijeron que la tarjeta puede retirar casi 3000 dólares por retiro, estaba tan feliz de oír Que y pregunto cuál fue el proceder para obtener la tarjeta, y me dieron todas las informaciones que necesito. Tomé un riesgo muy grande apenas para ver cómo terminará, pagué el coste de activación que me pidieron pagar y después de eso recivced un correo de una compañía de entrega para enviar abajo mi dirección del contacto donde quise que mi tarjeta fuera Delievered, lo hice y yo estaba confiando en Dios que debería ser real, después de 48 horas recibí un paquete y he aquí que era una tarjeta y folleto de instrucciones. I rápidamente conectado a Internet y he hecho la compra en línea con la tarjeta y funciona y también fue a la máquina más cercana ATM para probar y también funcionó. Estoy tan feliz y libre de todos mis débitos. Gracias a cardscodehackers@gmail.com puede ponerse en contacto con ellos si necesita ayuda.

Pedro Martin disse...

EN LUGAR DE OBTENER UN PRÉSTAMO, TENGO BLANK ATM CARD

¡Obtenga $ 20,000 USD por día, por seis meses!
Vea cómo funciona. ¿Sabe que puede hackear en cualquier cajero automático con una tarjeta de cajero automático pirateada? Decídase antes de aplicar, trato directo ... ¡Solicite una tarjeta Atm en blanco ahora y reciba millones en una semana!: Contáctenos a través de la dirección de correo electrónico: martinshackers22@gmail.com. Tenemos tarjetas ATM especialmente programadas que se pueden usar para hackear cajeros automáticos, las tarjetas ATM se pueden usar para retirar en el cajero automático o deslizar, en tiendas y POS ...