22 maio 2007

Beijos*

G. Klimt

*Beijos. Muitos beijos e ainda mais beijos. Para todas, todas, todas as pessoas de quem gosto (espero não me ter esquecido de ninguém).

10 comentários:

-pirata-vermelho- disse...

O Klimt foi um decadentista! Sabe-se lá de quem é que você gosta...
Além disso, beijos aplicam-se, não se declaram.

8 e coisa 9 e tal disse...

pois é pirata. aplicam-se sim senhora. tem toda a razão. com licença que vou ali aplicar uns quantos, mas ficou a intenção, valeu?

decadentista o Klimt? pq? por andar na indía vestido como os autóctones? e fazia ele muito bem. veio de lá com uma paleta de cores fan-tás-ti-ca! (repare nos dourados, par exemple).

p.s de quem eu gosto? ora! de toda a gente!

tome lá um beijo virtual p si.

-pirata-vermelho- disse...

Pois é, sete-e-picos-oito-e-coisa-nove-e-tal & Ca. o 'decadentismo', como você indiciou, prende-se com uma certa 'não-ortodoxia' num pôr-em-causa característico de um tempo em que tudo era posto em causa - o fin de siécle (XIX), pela simples razão de ser visto como um resquício de um romantismo indesejável, de um conservadorismo ligado a uma natureza libidinosa fulgurante e impiedosa, levando à expressão disso mesmo por recurso a técnicas e materiais inesperados - tal como outros pintores de outras correntes também faziam! Terá sido pois uma designação de natureza ideológica difusa que dura ainda nos nossos dias (apesar de todo o movimento post-decadentista!) por força do poder restritivo do pensamento enquadrado - o problema dos ismos e da datação, nas artes plásticas tem contornos próprio.
Em meu entender, o Klimt poderá ser visto como 'decadentista' (sempre dentro daquela perspectiva) pela forma monótona como se fixa na beleza de superfície e pela forma como representa o tema; sempre o mesmo -a sensualidade decorativa da mulher, como se no mundo não houvesse homens e mulheres gordas.

-pirata-vermelho- disse...

Veja também o Beardsley, seu contemporâneo mas que se distingue numa área distinta -o poster, criando desse modo uma espécie de casulo que o terá posto ao abrigo da 'crítica' mais feroz
http://eu.art.com/asp/display_artist-asp/_/Aff--CONF/CTID--497674859/RFID--381997/TKID--15051782/crid--3727/posters.htm
e
http://images.google.pt/images?q=beardsley&hl=pt-PT&um=1&sa=X&oi=images&ct=title

8 e coisa 9 e tal disse...

gostei muito de Beardsley. não conhecia, vou vê-los com mais atenção. obrigada pirata!

p.s. acha mm que klimt retratou homens e mulheres como se estes não fossem gordos? não era essa a ideia q tinha dos quadros que me lembro de ter visto... ainda se me dissesse isso em relação a chagall, onde os personagens são todos compridos, longilíneos e diáfanos (quase etéreos). Sou fã!

zamot disse...

soltei uma gargalhadavirtual com esta posta, ia escrever só hahaha mas não calhava bem no seguimento da conversa anterior...

8 e coisa 9 e tal disse...

hehehehehe, zamotanaiv! claro que calhava, não invalidando - obviamente - a discussão com o pirata (q se calhar não disse mais nada pq não gosta muito de chagall e eu assumi-me logo como fã...)

toma lá um beijo tb.

D. Ester disse...

Chagall? Onde?

eu gosto mais do adão e eva. do Klimt claro. Mas beijos são sempre bem vindos.

D. Ester disse...

especialmente se bem aplicados, em vez de declarados (nesta estou com o pirata).

8 e coisa 9 e tal disse...

;)

tb estou contigo, assim como estou com o pirata.

e um beijo bem aplicado em ti.