17 maio 2007

O fosso

Ontem ou hoje comemorou-se em Portugal o "dia da libertação dos impostos" ou algo que se pareça com esta designação. Fiquei feliz! Pelo que me dava a saber o jornalista da TSF, a partir de hoje e até ao final do ano tudo o que vou ganhar é para mim ao passo que tudo tudo o que ganhei, fruto do meu trabalho quotidiano e árduo, foi para o Estado. Só passado um pouco deitei contas à vida: quer isso dizer que, efectivamente, tudo o que gastei até hoje em roupa, cremes, comida, electricidade, água, telefone... e por'í fora ainda está por pagar.
Estou feliz à mesma! Percebi por que razão, de ano para ano, aumenta o fosso na minha conta bancária.

1 comentário:

-pirata-vermelho- disse...

O Estado, em versão simplista, é uma organização de sujeitos -você, entre outros- com personalidade jurídica comum e que se quotizam para o pagamento de bens e serviços colectivos, geridos e administrados por alguns deles.


------
Ressalva-se aqui a questão da boa/má gestão da coisa pública que também dá forma ao Estado