13 maio 2007

As senhoras e os senhores, ou a igualdade de género vista por um miúdo de seis anos



Depois de termos dormido no oceanário, tivemos direito a uma visita guiada por um biólogo. Ao longo de quase uma hora, todos nós ficámos a conhecer melhor as espécies que ali vivem. E o monitor aprendeu a falar de outra maneira.

Biólogo: Os senhores descem no elevador e mergulham para ir alimentar os peixes de profundidade.
Miúdo: São só senhores? As senhoras não podem ir?
Biólogo: Sim, podem. As senhoras e senhores mergulham no aquário.

Uns minutos depois,
Biólogo: Se os peixes estão doentes, os senhores vão lá buscá-los para o trazer para a quarentena.
Miúdo: Só vão os senhores? As senhoras não vão?
Biólogo: Sim, as senhoras também podem ir.

No fim da visita, o monitor dizia sempre «as senhoras e os senhores».

9 comentários:

sem-se-ver disse...

:))))

o chofer a dançar com a criada disse...

heheheheheheh

Ruiva disse...

LOL
Voto no puto!!!!!!!!!!

dizia ela baixinho disse...

Puto? Senhor puto!

hehehehe, tb VOTO nele (aliás, sempre votei).

one woman disse...

Mas olhe que para já, para já, ele está a falar em igualdade de sexos, mesmo. O género virá decerto logo a seguir...

sete e pico disse...

igualdade de sexo, igualdade de género, perspectiva de género, é sempre dificil saber como dizer. O sexo refere-se ao biologico e ás diferenças, o genero ao cultural e às desigualdades construidas a partir das diferenças, portanto neste caso o miudo (ah valente)estava a tornar visivel uma desigualdade que está presenta na forma como comunicamos. Por isso, estava a raciocinar com perspectiva de género, desmontando a linguagem do biologo que utilizava o masculino como equivalente a ambos sexos. O miudo desmonta aquilo que muitas pessoas ainda não são capazes de desmontar, porque está demasiado naturalizado e porque até parece que assim é que é e que está bem, para quê chatearnos com estas coisas?

Este miudo é um grande miudo é o que é!!!

one woman disse...

Tem razão, sete e picos. Nessa perspectiva é mesmo género. Mas quando se recebe um convite para um evento no estrangeiro «para senhoras de todos os géneros» então como será que devo interpretar. Fiquei mesmo confusa. O melhor mesmo é levar os meus géneros todos.

gerou-se a confusão natural disse...

Dizem as regras da gramática que, perante seres de géneros diferentes, se empregue,em geral, o masculino para os enumerar. Que se dane a gramática! Neste caso o gaiato marcou pontos.

sete e pico disse...

as regras da gramática não são neutrais, alguma vez te perguntas-te porque será que se estabeleceu o masculino como representativo dos dois sexos? e em que época é que isso foi estabelecido? quais eram as idiossincrasias dominantes nessa época em relação á percepção sobre o masculino e o feminino?

Esse convite é mesmo estranho brisa do mar, pelo sim pelo não, leva um bigode postiço dentro da carteira, pode sempre ser preciso..;)