Quatro minutos e trinta e três segundos de silêncio feitos por uma orquestra. Trinta minutos de um corpo de bailarino parado em pé. Cento e vinte páginas em branco de um romance imperdível. Um prato cheio de nada com a última receita de um grande chefe. Uma tela em cru. Uma peça de teatro com vinte actores a olharem o público durante uma hora. Um quarto muito desarrumado exibido numa galeria.
9 comentários:
Em 1900-e-setenta-e-tal interroguei-me. Agora já não...
bom, eu vou-te pôr a questão assim: imaginemos que o senhor que "escreveu" o 4'33" nunca tinha "composto" mais nada ao longo da sua carreira a não ser silêncio... continuarias a chamar arte a esta peça ou só o fazes porque já conheces o trabalho audível dele e sabes garantidamente que ele é um bom músico? estás a aplaudir esta obra em específico ou aquilo que já conheces dele, no fundo?
se eu vou pagar para assistir à exibição de um músico quero que ele toque, não que me faça de palhaço ou que faça ele próprio uma figura de palhaço!
a propósito, será que um palhaço a fazer palhaçadas, sem o nariz e restante vestuário a condizer, continua a ter legitimidade para fazer palhaçadas ou passa a ser apenas um grandessissimo idiota armado em palhaço e sem graça nenhuma?
aplica-se o mesmo a todas as "outras manifestações" ou happenings descritas no post.
mas de qualquer forma, se vais assitir, estás lá e acreditas que aquilo tudo é arte, então talvez seja. é como o milagre da nossa senhora.
eu pessoalmente considero que não é por mandares um gato para dentro de água que ele deixa de ser gato e passa a ser um peixe.
eu acho que tudo depende do sentido com que se fazem as coisas, das intenções, do que ser quer mostrar com isso. No caso do cage, acho que o que ele quis mostrar foi a importância do silencio na musica e da relatividade do mesmo, pois o silencio absoluto sóexiste no vacuo. No caso dos actores, poderia ser talvez o de mostrar a importancia do publico para uma peça de teatro, de ver o teatro na relação actores-público. Pode ser arte ou não. ou pode ser pedagogia com sentido artista.
com sentido artistico, sorry
Isto não é de certeza:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1326650
Grande John Cage (bis!!!)
estou com o antónio pires. :)
quanto aos exemplos que se seguiram, tudo depende do contexto e da intenção. e de quem o 'assina', obviamente.
de facto david, para mim isso é estupidez pura, não é arte. Acredito que a arte também tenha um sntido politico, mas esse não promove discussão, nem debate, só indignação.
menos o link do david, obviamente.
não merece nem uma palavra.
Enviar um comentário