03 maio 2008

Tudo isto é arte, sim ou não?

Quatro minutos e trinta e três segundos de silêncio feitos por uma orquestra. Trinta minutos de um corpo de bailarino parado em pé. Cento e vinte páginas em branco de um romance imperdível. Um prato cheio de nada com a última receita de um grande chefe. Uma tela em cru. Uma peça de teatro com vinte actores a olharem o público durante uma hora. Um quarto muito desarrumado exibido numa galeria.

9 comentários:

-pirata-vermelho- disse...

Em 1900-e-setenta-e-tal interroguei-me. Agora já não...

o chofer a dançar com a criada disse...

bom, eu vou-te pôr a questão assim: imaginemos que o senhor que "escreveu" o 4'33" nunca tinha "composto" mais nada ao longo da sua carreira a não ser silêncio... continuarias a chamar arte a esta peça ou só o fazes porque já conheces o trabalho audível dele e sabes garantidamente que ele é um bom músico? estás a aplaudir esta obra em específico ou aquilo que já conheces dele, no fundo?
se eu vou pagar para assistir à exibição de um músico quero que ele toque, não que me faça de palhaço ou que faça ele próprio uma figura de palhaço!
a propósito, será que um palhaço a fazer palhaçadas, sem o nariz e restante vestuário a condizer, continua a ter legitimidade para fazer palhaçadas ou passa a ser apenas um grandessissimo idiota armado em palhaço e sem graça nenhuma?
aplica-se o mesmo a todas as "outras manifestações" ou happenings descritas no post.
mas de qualquer forma, se vais assitir, estás lá e acreditas que aquilo tudo é arte, então talvez seja. é como o milagre da nossa senhora.
eu pessoalmente considero que não é por mandares um gato para dentro de água que ele deixa de ser gato e passa a ser um peixe.

sete e pico disse...

eu acho que tudo depende do sentido com que se fazem as coisas, das intenções, do que ser quer mostrar com isso. No caso do cage, acho que o que ele quis mostrar foi a importância do silencio na musica e da relatividade do mesmo, pois o silencio absoluto sóexiste no vacuo. No caso dos actores, poderia ser talvez o de mostrar a importancia do publico para uma peça de teatro, de ver o teatro na relação actores-público. Pode ser arte ou não. ou pode ser pedagogia com sentido artista.

sete e pico disse...

com sentido artistico, sorry

David Marçal disse...

Isto não é de certeza:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1326650

António Pires disse...

Grande John Cage (bis!!!)

dizia ela baixinho disse...

estou com o antónio pires. :)

quanto aos exemplos que se seguiram, tudo depende do contexto e da intenção. e de quem o 'assina', obviamente.

sete e pico disse...

de facto david, para mim isso é estupidez pura, não é arte. Acredito que a arte também tenha um sntido politico, mas esse não promove discussão, nem debate, só indignação.

dizia ela baixinho disse...

menos o link do david, obviamente.
não merece nem uma palavra.