15 julho 2008

Tacones lejanos


imagem aqui

Estão na moda os sapatos (ou sempre estiveram), mas o que está mesmo na moda é falar deles, exibi-los, mostrá-los, enaltecê-los, discorrer sobre marcas, à semelhança da loura que protagoniza a série/filme 'O Sexo e a Cidade' e que, supostamente, é uma shoe-addicted. De qualquer modo, frise-se que não tenho nada contra esta moda, eu sou a favor de todas as liberdades individuais possíveis, desde que não chateiem o colectivo.

Nunca fui muito dada ao culto dos 'pés'. Mas, a bem da verdade, também eu tive a minha época em que usava (e gostava) de sapatos de salto alto. Parecia, à data, que quanto maior o salto ou a cunha, maior o sucesso junto da 'audiência' (ainda bem que esse tempo foi o dos 8cm e não o dos 12cm estipulados pelos actuais ditâmes da moda). Faziam-me sentir poderosa no início da noite mas, invariavelmente, infeliz no final da mesma. Lembro-me de noites antológicas descalça, planta dos pés preto e de sapatos na mão, tamanha era a tortura a que tinha sido sujeita. Aí compreendi na pele a expressão 'tortura chinesa', que - já se sabe - passava pelo sacrifício da bendita base que nos apoia. All for beauty's sake.

Anos volvidos, descobri a luz. A primeira vez que as vi não queria nem olhar para elas. 'Não sou capaz, isto é a fealdade, isto é horrível, não quero. 'Anda lá (passando o pleonasmo), vais ver que tudo muda na tua vida'. Uma viagem a Veneza (cidade onde se tem que andar inevitavelmente muito e muito a pé) quebrou a minha resistência inicial. Foi então que baixei a guarda e capitulei.

É é assim que todos os anos aguardo com impaciência o momento em que vou tê-las de novo nos meus pés. Fosse uma escolha minha (ou seja, se borrifasse no dresscode do meu trabalho), não calçaria outra coisa durante todo o Verão.

So, ladies & gentlemen, meet my TEVA.

P.S. De qualquer modo, todos os 8cm continuam religiosamente guardados. Os desígnios do destino ainda permanecem insondáveis, para mim, nesta matéria.

7 comentários:

na prise és bestial disse...

e usa-los com meiazinha por baixo como as friques alemãs? (são feios feios)

8 e coisa 9 e tal disse...

são confortáveis confortáveis.

é quebrar o preconceito e já não se quer outra coisa. o q se ganha em conforto perde-se em fealdade. mesmo com a bela da meia.

i say!

sete e pico disse...

adoooorroooo essas sandálias, com meias e tudo.

d. inês sequiosa disse...

Ganda cambada de friques. Não tarda querem salvar o ecossistema que cresce nas axilas.

d. inês sequiosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
D. Ester disse...

tirou-me as palavras da boca, D. Inês. Por muito confortáveis que sejam, aquilo só entra nos meus pés quando me der uma louca e for fazer uma peregrinação. Até lá, tacones os amo! Ou se não tacones, sapatos giruuuus

Anónimo disse...

www.swissmasai.com

Nunca se sabe, por exemplo nesse caso de me dar uma louca e for fazer uma peregrinação.