13 julho 2007

Lisboa

Lisboa é a minha cidade, o meu espaço de vida, e é com imensa tristeza que constato a crescente abandono desta linda cidade. É urgente resgatar Lisboa à degradação que vem sofrendo nos últimos tempos, por isso dia 15 cada um e cada uma porá a cruzinha onde acreditar que estará a contribuir para o bem da nossa cidade. Eu por mim, depois de alguma hesitação, já me decidi. Como voto (quase) sempre na oposição, pois acredito que é o mais saudável para um sistema democrático, tinha 3 possíveis escolhas, mas, infelizmente, só me dão um voto e lá tive de tomar uma decisão. E entretanto pus-me a pensar que, para além de toda a necessária restruturação do funcionamento da Câmara Municipal, há algumas coisas que eu gostava que fossem possíveis em Lisboa.

- que houvesse uma ciclovia que ligasse todos os bairros de Lisboa, passando pelas bibliotecas municipais, devidamente construída, sinalizada e arborizada.
- que os jardins de Lisboa fossem recuperados, outros novos construídos e todos tivessem parques de estacionamento para bicicletas, caixotes de lixo e bebedouros em condições, animação cultural e actividades informativas ao nível da saúde.
- ver a Piscina dos Olivais recuperada e de novo devolvida ao uso público.
- que o Vale do Silêncio, o maior espaço verde público dos Olivais, fosse recuperado e dinamizado, que tivesse um mobiliário urbano adequado, um circuito de manutenção (que por alguma razão que desconheço desapareceu), e um parque infantil.
- que a rede de metro ampliada e que fosse possível transportar bicicletas neste meio de transporte.
- que a zona ribeirinha pudesse ser para uso de todas as pessoas e não servisse unicamente o Porto de Lisboa.

E por último, gostava que fossem criados meios eficazes que de facto permitissem a participação de todas as pessoas que aqui vivemos, evitando que a construção da cidade esteja unicamente nas mãos daqueles que têm assento na Câmara Municipal. Alguém quer acrescentar alguma outra coisa que gostasse de ver acontecer em Lisboa?

3 comentários:

dizia ela baixinho disse...

tantas coisas...

- a extinção da APL.
- a requalificação da frente ribeirinha.
- a ampliação do metro p a zona ocidental da cidade (alcantara, ajuda, belém)
- o deportamento do Pinto Coelho para um país africano.


infelizmente nunca mudei o meu local de voto, pelo que terei de assistir, sem participar, a estas eleições.

dizia ela baixinho disse...

deportação, perdão. e para trabalhar em missões humanitárias várias. se não der resultado, é isolá-lo numa ilha, que aquilo é pior q o ébola.

Anónimo disse...

Massa Critica - Sexta-feira, 28 de Setembro

Aveiro
18h00
Ponte Praça

Coimbra
18h00
Largo da Portagem

Lisboa
18h00
Marquês de Pombal

Em Lisboa faremos a Massa Crítica dos Executivos, para mostrar que a bicicleta não serve apenas para lazer ou para desporto (obrigando a calção de Lycra, camisola colorida e mala xpto), mas também é um meio de transporte que pode e deve ser usado por qualquer pessoa em qualquer ocasião.

Veste o teu casaco, calças e camisa, saia ou vestido.
Calça o teu sapato de escritório, sandália ou sapato alto.
Vem pedalar.

Porto
18h00
Praça dos Leões

O que é a Massa Crítica?
A Massa Crítica (Critical Mass) é um evento que ocorre tradicionalmente na última sexta-feira do mês em muitas cidades pelo mundo, onde ciclistas, skaters, patinadores e outras pessoas com veículos movidos à propulsão humana, ocupam seu espaço nas ruas. No Brasil e em Portugal, há um movimento ciclista inspirado na Massa Crítica, chamado Bicicletada. Os principais objectivos da Bicicletada são divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano.

Mais informações:
www.massacriticapt.net

“Anda de bicicleta todos os dias, festeja uma vez por mês”