05 julho 2007

Um rapaz chamado Sue

Ando há muito tempo com o tema da importância do nome na construção da personalidade a girar-me na cabeça. Por um lado "a rose by any other name would smell as sweet", por outro através daqui descobri que uns senhores da Universidade da Flórida descobriram uma relação estatisticamente significativa entre a feminilidade do nomes e a apetência para estudar matemática ou física (nada dizem sobre a masculinidade). Apesar de aquelas que o fazem contra as probabilidades terem o mesmo sucesso que as demais, a tese defendida é de que o nome com que nos apresentamos à sociedade faz com que as expectativas que tenham sobre o nosso comportamento o condicionem realmente. Uma menina chamada Isabella é considerada muito mais feminina que uma Alex, logo espera-se que se debruce sobre temas mais, digamos, cor de rosa. Estes senhores defendem que realmente o fazem.
E o que dizer sobre a adequação de nomes difíceis a fisionomias. Imaginam o Marques Mendes a chamar-se Apolo de nome próprio? Se a Margarida Rebelo Pinto se chamasse Gertrudes Calado escreveria na mesma? Ou se o Cavaco Silva em vez de Aníbal fosse Marlon, seria levado a sério?
A propósito disso deixo-vos o boy named sue do Johnny Cash. Sobre o efeito de um nome de mulher num homem.


4 comentários:

director disse...

Albert Einstein
Albert Camus
Albert Finney
Albert Hofmann (LSD)
...
Todos os Prince Albert

e ainda...

Albert John Garden

dizia ela baixinho disse...

e agora eu era helena (uma vez comecei a escrever uma posta assim). o q teria mudado se não tivesse o nome q tenho?

gostei deste post.

Anónimo disse...

Helena Afonso de Mascarenhas Saavedra Magalhães? - too posh

Helena Justino Sousa? - too common

Helena de Tróia? - we'll always have Paris

dizia ela baixinho disse...

ne... manymanes,

o mais provável seria chamarem-me 'Lena'. já viu o horrível q seria? e depois não ia nada bem com o meu segundo nome, ficava com nome de actriz portuguesa.