16 julho 2007

Silly Blogger


Intrigada pelo facto de aparecer no perfil de muitos bloggers o signo do zodíaco, bem como o respectivo signo chinês, fui verificar do que se tratava, se era uma escolha própria ou um default do blogger. Fiz o teste, introduzindo a data de nascimento deste blogue: 31.05.2006. Apareceu-me imediatamente uma mensagem de erro que dizia que para utilizar o blogger tem que se ter no mínimo 13 anos. 13 anos? Ok. Pus, então, a data do meu nascimento. Confirmando a minha suspeita inicial, apareceu o signo do zodíaco e o signo chinês, entre outra informação.

Quer, então, isto dizer que o blogger anda a impingir astrologia à sua vastíssima comunidade?! Vão-me desculpar aqueles que acreditam em semelhantes disparates, mas aqui me confesso e assumo como uma céptica, positivista, racionalista: não acredito nas tangas impingidas pela astrologia, desde as previsões diárias para os respectivos signos, passando pelos mapas astrais, trânsitos e o diabo que carregue essa treta toda. Se Freud não explica neste caso, pelo contrário a Astronomia é muito esclarecedora no logro que é a so-called astrologia. Vejam estes artigos aqui e aqui e tirem as vossas conclusões. A grande e maior evidência - que antecipo desde já - é que andamos enganados quanto ao respectivo signo. Quem pensa que é gémeos, por exemplo, desengane-se: é caranguejo. E por aí adiante, obviamente. Tudo isto porque a terra se deslocou, colocando-a numa posição diferente relativamente aos outros planetas.

Já agora, gostava de saber como é que os astrólogos descalçaram a bota quando Plutão foi retirado do sistema solar, por não passar de um mero asteróide. Afinal não se atribuía à passagem deste ex-planeta a responsabilidade por hipotéticas adversidades e dificuldades? E agora? Quem carrega a culpa?

Já é a segunda vez que pergunto: onde é que está o livro de reclamações?

5 comentários:

António Pires disse...

Oito e Coisa:

Sou um céptico em relação à Astrologia - basta pensar que 1/12 (um doze avos) da humanidade vai ter o mesmo destino nas horas, dias ou semanas mais próximas (ainda são uns bons mas muito bons milhões cada doze avos, acho eu...), para não acreditar que o nosso destino está escrito nos astros. Mas, mas..., ainda me lembro quando uma astróloga conseguiu emprego num jornal diário de referência quando acertou, por antecipação, no campeão nacional de futebol, prevendo que um «jogador suplente» ia marcar dois golos no jogo decisivo, em casa do adversário. Eu sei que a excelentíssima Oito e Coisa é do Sporting, mas... esse jogador foi o César Brito, que marcou dois golos do Benfica nas Antas, há muitos anos... A partir daí, leio sempre as previsões da astróloga (mesmo que saiba que agora já não é ela a fazê-las e, de certa maneira, continue céptico). Contradições...

sete e pico disse...

perdão, a oito e coisa não é do sporting!!! é do sporting, do benfica, o glorioso, e do atlético club dos olivais... A multiplicidade até aqui está presente.

director disse...

blame it on the nutation movement, ou seja, de 26.000/12 em 26.000/12 anos (aprox. 2166 anos) cá estamos todos outra vez com a mesma conversa...

quanto a pluto, o que é que esse asteróide interessa quando os olhos estão postos em uranus?

previsão para amanhã:

Uma paixão despertará em si, mas tenha juízo e não desperte a paixão antes das 10, ou mesmo 11.
Dentro em breve receberá uma quantia inesperada ou então terá que pagar uma quantia inesperada - tenha muita atenção à sigla IRS.
Desconfie das saladas, sopas e inglesas de meia-idade.

dorean paxorales disse...

Caro nerd,
quando fala do período da "nutation" não quererá dizer o da precessão que a causa (25765 anos, mais coisa menos coisa)?

Cara 8ecoisa,
esqueceu-se do ofiúro, essa grande esquecida constelação do zodíaco a qual, a sermos correctos, nos dividiria o céu em 13 signos. Mas, cruzes-canhoto, quem desejaria ter nascido durante tão nefasto alinhamento?

director disse...

Caro Dorean,

Correcto e incorrecto.

O desvio, digamos...polar, do eixo da Terra é de facto devido à precessão.
A nutação é sobreposta nesse movimento.

no entanto não é a precessão que causa a nutação, ambas têm a mesma origem - Sol (signo) e Lua (ascendente).

Afinal a Astrologia não está tão errada assim...