10 abril 2007

Deja Vu

Segundo a Qudspress, as tropas de ocupação prenderam uma criança de 9 anos quando ela lhes disse que o pai fazia parte da Resistência. Os soldados fizeram uma ronda pelas escolas de Al-Kharma, em Ramadi, e na escola primária perguntaram aos meninos: Que pensas da Resistência? Que pensas dos americanos? Gostas da Resistência? etc. O pequeno Ahmad Jumaili disse-lhes que o pai está na Resistência, que nunca está em casa e que nâo lhe traz prendas quando vem a casa. Os americanos prenderam o menino, e disseram aos professores: "Para libertar a criança, avisem a família de que o pai deve vir buscá-la".
Infelizmente, apesar de estar proibida em todas as convenções internacionais que regulam a guerra, esta é uma estratégia muito praticada. Também na Colômbia, o Exército, treinado pelos EUA, costuma ir para as pequenas cidades ou sitios mais rurais fazer a sua campanha de sensibilização para as crianças. Monta uma tenda de circo, os soldados vestem-se de palhaços e fazem pequenos números. No final do espectáculo, levam as crianças para trás da tenda e falam-lhes sobre a bela vida de soldado, heróis que lutam pela defesa do lindo país colombiano. Mostram-lhes as suas armas, simbolos de poder e de força. É bonita, não é? Já tinhas visto alguma como esta? (há sempre algum dos menores que se vangloria) Eu por acaso já conhecia, o meu tio tem uma igualzinha e os amigos dele também. O teu tio deve ser valente, onde está ele agora? Por acaso está na casa da minha avó, mas amanhã já vai embora com os amigos. E onde mora a tua avó?

E assim, mais uma criança engrossa as filas daquelas que delataram sem querer os membros da sua família e que carregam com esse peso durante toda a sua vida.

1 comentário:

Anónimo disse...

e quando não são as próprias crianças aliciadas...a pegar em armas e lutar.
por uma causa ke aprendem a amar e a defender sem saber porquê.
é este o mundo em ke vivemos