28 abril 2007

Officium*



Corria o ano de 1987 quando fui ver o meu primeiro concerto de jazz ao vivo. Tinha 17 anos recém completados. Fui com a minha irmã, cunhado e sobrinha de 4 meses ver um concerto incluído no festival 'Jazz em Agosto', no anfiteatro ao ar livre da Gulbenkian. A dupla era extraordinária - Jan Garbarek (saxofonista) e Naná Vasconcellos (percussionista) - e esta experiência-concerto marcou indelevelmente o meu percurso e procuras musicais a partir de então.

Anos mais tarde, já com o catálogo da ECM e respectivos músicos bem conhecidos e interiorizados - sai o álbum 'Officium' (1994), uma colaboração entre Jan Garbarek e os Hilliard Ensemble - quarteto de música de câmara. Apaixonei-me por este álbum e pelo cruzamento entre dois estilos tão distintos. Até hoje. Não me canso de ouvir e de tornar a ouvir.

Em baixo, o 1º tema do ábum - Parce mihi domine (a partir do Officcium defunctorum de Christóbal de Morales (1500-1553).

*Este post e respectiva música é para a sem-se-ver, em retribuição a uma cortesia sua e a propósito de uma afirmação de suposto 'purismo' musical minha, em casa dela. Afinal não era assim tão verdade... É só vasculhar um bocadinho no baú das memórias.
Enjoy!



5 comentários:

-pirata-vermelho- disse...

...de sublinhar que se trata de um quarteto vocal,
dedicado especialmente à música antiga
mas!
contando também com peças contemporâneas no seu repertório.

v/
http://www.hilliardensemble.demon.co.uk/biography.html

-pirata-vermelho- disse...

Ah!
já me passava...

mas olhe que não achei boa ideia a ligação do Garbarek com o Hilliard Ensemble.
Pareceu-me pré-esforçado
ou exercício de atrito...

Sara Schuh disse...

Gostei bastante da música :)
Fiquei convencida...

Grande beijinho
*

8 e coisa 9 e tal disse...

pirata, obrigada pela informação adicional sobre o Hilliard Ensemble. por inércia não linquei p nenhum lado. não lhe 'soou' esta dupla? pode-se dar o caso de 'primeiro se estranhar depois de se entranhar'. ou não.

olha quem é ela!
gostaste e ainda por cima convenci-te? olha que bom! (atendendo a q esta rapariga é de Alban Berg p cima...):D
muitos beijinhos e gostei muito de te 'ver' por aqui. ***

p.s. olha quem está ali, uns posts acima... ;)

sem-se-ver disse...

esse é um must nas relíquias da memória.

obrigada pela parte que me cabe.

(a minha relação com os hilliard ensemble é serena, da serenidade que só vem com o amor tranquilo, mas com o garbarek é, no mínimo, irregular - gosto, gosto muito, assim-assim, é-me indiferente, irrita-me; e não, não é paixão :-)