13 abril 2007

Está-se sempre a aprender...

Já ouviram falar em bookcrossing*? Confesso a minha ignorância em relação a esta matéria até ao dia de ontem. Fui aqui ver do que se tratava e achei a ideia muito interessante: trocar livros e poder eventualmente seguir-lhes o seu percurso. A parte 'poética' da questão é deixá-lo num espaço público para que seja apanhado por outrém. Quem tem preocupações ambientalistas também deve achar graça à ideia. Eu vou-me inscrever!

*bookcrossingn - the practice of leaving a book in a public place to be picked up and read by others, who then do likewise. (added to the Concise Oxford English Dictionary in August 2004).

7 comentários:

D. Ester disse...

Já conheço esse conceito há bastantes anos, parece-me simpático. Há uma livraria/café no bairro alto que aderiu à coisa, tendo um cesto onde se podem encontrar vários exemplares para troca.

Eu nunca o consegui fazer; dos livros que gosto não me consigo libertar, os que não gosto recuso-me a partilhar.

sete e pico disse...

para mim é uma novidade e acho girissima a ideia, eu tenho um sentimento de ambivalencia, por um lado gosto sempre de emprestar livros, por outro chateio-me quando não mos devolvem. Mas sabendo que é para andar a circular pelo mundo vou aderir á ideia e quem sabe encontre a Ana Karenina por aí num banco de jardim.

Filipe M. Reis disse...

Uma achega:
a reflexão sobre uma experiência de "book crossing" numa escola de Lisboa que pode ser lida aqui:

http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=3161

8 e coisa 9 e tal disse...

pois...

no baile da d.ester, compreendo o teu dilema: tb eu tenho um apego especial por livros - senão o único apego 'material' - e custa-me separar dos mm. a propósito, q bar é esse no BA q aderiu a esta ideia?

sete, q bom divulgar ideias boas! fico :)

filipe, obrigada pelo artigo. muito interessante! :)

p.s. de qq modo, de alguma forma, eu já fazia 'bookcrossing', mas não desta forma tão 'global': todos os livros entre a minha família circulam, seguindo o espírito do 'passa-ao-outro-e-não-ao-mesmo'. e olhem q o 'meu' circuito é tudo menos pequeno... :)

Anónimo disse...

De facto, já conhecia esse conceito. Um hotel em Lagos tinha, há uns anos, uma estante com essa finalidade. Mas como o Algarve é estrangeiro, só havia livros em inglês e na altura eu não tinha capacidade para lê-los. Fiquei desgostosa na altura. Hoje em dia compro muitas vezes livros em lojas de 2a mão ou em sites e até agora não me saí nada mal!

Leão da Lezíria disse...

Não tem que agradecer.
(ah, e o kundera continua ao seu dispor...)

8 e coisa 9 e tal disse...

leão da lezíria,

obrigada! :)