30 abril 2007

Rebaja, saldo, sale

A minha irmã convidou-me para um jantar elegante, com embaixadora à mistura e avisou-me para “ter cuidado com a roupa”. Ora, eu que muitas vezes tenho vontade que se instale em Portugal um sistema maoísta que imponha a farda como indumentária única e obrigatória que nos (me) livre de ter de escolher a roupa para o dia, ando com o guarda roupa a zeros pois há pouco mais de um ano iniciei uma nova etapa da minha vida regressando a este nosso canto à beira mar plantado com uma mão à frente, outra atrás e apenas 20 kilos de vida e de roupa de inverno na mala e, para juntar à festa, estou desempregada há alguns meses. Dito isto, e como deixo tudo para a última da hora, lá comecei no sábado ao fim da manhã a pensar no que iria vestir à noite. Resolvi que a ocasião merecia, convenci a minha mãe a dar-me um crédito para poder resolver esta urgência e arranquei para as compras, esquecendo por um dia a fobia que tenho aos centros comerciais. Consegui comprar uma saia preta gira e barata, depois descobri uma loja que gosto e que não tem tudo igual às outras lojas (a Cortefiel) e aí comprei uma blusa gira preta e branca, também barata (ou pelo menos não muito cara) e foi então que caí em mim: de nada me adiantava ter roupa bonita se não tinha nem uns sapatos de jeito. E aqui sim, é que a porca torcia o rabo, pois eu adoro sapatos, amo sapatos, mas odeio todos os sapatos que vulgarmente se vendem. Além disso, decidi eu inspirada e convictamente, tinha chegado finalmente o dia em que me iria converter aos saltos altos! Depois de muito procurar, lá consegui por fim OS SAPATOS, lindos, pretos (já agora para poder dar com tudo) com uns saltos enormes, da Camper, (porque isso sim, conforto acima de tudo), e pronto, não eram baratos (eram mesmo caros mas é melhor uns sapatos bons que durem muitos anos) e sobretudo, eram lindoooos de morrer... Com os meus novos sapatos nos pés desde as 3 da tarde, recuperei de novo o gosto por vestir-me, achei que afinal a roupa nova estava demasiado preto e branco e que me apetecia mais cor, mudei tudo (milograsamente, sempre consegui algo de vestir no meu parco guarda fato) e lá fui eu para o jantar orgulhosa, discreta e colorida, elegante, em cima dos meus 10 cm de confiança. Mas depois de tudo, afinal era a mais bem vestida do jantar (também não era preciso ter exagerado) e os meus 10 cm de confiança começaram a ser cada vez insuportáveis. Depois de ter resistido o máximo que pude as dores nos pés, perdi a vaidade e o orgulho: acabei a noite bem vestida e com as pantufas de ursinhos da dona da casa nos pés, voltei para casa com elas e nunca desejei tanto saber fazer bem o pino ou conseguir levitar para não ter que suportar o peso do meu corpo, que não é pouco, sobre os meus pobres pés. Se por acaso alguém quiser comprar uns sapatos lindos de morrer, que dão com tudo e só com umas horas de uso é só escrever para este blog; faço um desconto irrecusável...

8 comentários:

Anónimo disse...

oh filha, mas porquéque tu não me avisas destas emergências, se me tens avisado eu dava um geito,sair cuns sapatorros da loja é canja, oh pregunta há tua amiga dozóculos, prá próxima não me fassas esta meia desfeita, liga da loja do tenente e vais ver ke sais de spatos, vestido e lingerie ó lá o que é...
o
também teu
bigodaças

8 e coisa 9 e tal disse...

mustachito de mi corazón, mai suety, confieso que no me lembrei, esta mania dasindependencias é o que dá, masólha ainda fiquei com uns vestiditos da cortefiel no goto, prepara-te que amanhã in the evening paso por lá e do-te uma apitadela pó celular e orientas a coisa tá bem? muitos beijinhos da tua carmelita

JPN disse...

eheheheheh. deu pelo menos uma excelente postada!

D. Ester disse...

ó rapariga, tu guarda mas é os sapatos, podem dar jeito para a próxima efeméride e assim já não tens que andar à procura.

Usar saltos altos requer toda uma arte e habituação, tal como a maquilhagem. Não é só atirar umas cores para a fronha, há que saber adaptar ao tipo de cara e à ocasião (que faz o ladrão, como te poderá explicar o bigodaças melhor do que eu).

Assim, dizia eu sobre os saltos, há que habituar o pézinho, pernas, rabo e costas à nova postura e conseguir andar de forma a não parecer um pato fugido do parque eduardo VII. E, mais que nada, a conseguir aguentá-los durante toda a noite sem começar a emitir uns esgares de dor e andar como se um par de tendoes tivessem sido cortados.

Isto de ser mulher tem que se lhe diga...

-pirata-vermelho- disse...

Número?

8 e coisa 9 e tal disse...

100-70+9

dizia ela baixinho disse...

querida oito,

estou com no baile da d. ester. não te desfaças desses sapatinhos de cinderela. mais cedo ou mais tarde - quem sabe - não precisarás novamente de outros 10cm de confiança... ;)

e é verdade, a primeira experiência de saltos é sempre traumatizante, mas depois vem o treino e a malta habitua-se e às tantas já parece que andou em cima das andas a vida inteira. sugiro-te um treino diário de 10 minutos. don't give up!

pela parte que me toca, adoro saltos, tenho pena de não os usar mais. a calçada portuguesa não perdoa...

beijos 'carmelita'!

gerou-se a confusão natural disse...

Querida, eu cá sou mais pró prático: qual é o número nacional? Tu não tens as patorras 39-40, pois nã0? Que azar!